endodontia-1
endodontia

Endodontia Microscópica

A Endodontia é a área da Medicina Dentária que se dedica ao estudo e tratamento da estrutura interna de cada dente. Se falarmos em “Desvitalização”, temos a certeza que já ouviu falar nesta área.

O objetivo da Endodontia é tratar o dente como um todo, recuperando a saúde dos tecidos que se encontram no interior dos dentes e diretamente à sua volta.

O que é a polpa dentária?

Cada dente possui um sistema de vasos sanguíneos e nervos, conhecido como polpa dentária – É o que nos dá sensibilidade ao frio e ao quente.

A polpa dentária é uma região dentro do dente preenchida por tecido vivo, irrigada por nervos e vasos sanguíneos, que se conectam com o sistema nervoso e sanguíneo do resto do organismo.

Sempre que existe algum problema a nível da polpa dentária, é esta área que entra em ação.

Quantas consultas são necessárias?

O tratamento endodôntico é realizado em uma ou duas consultas, dependendo do número de canais radiculares e do tipo de dente a ser tratado. De referir que, é necessário uma consulta de Dentisteria e Reabilitação Oral Estética, para restaurar o dente desvitalizado.

Em que consiste o tratamento endodôntico?

O tratamento endodôntico consiste na remoção do nervo e da parte vascularizada do interior do dente, sob efeito de anestesia.

Primeira fase | Preparação do dente

O Médico Dentista acede ao interior do dente, a partir da coroa pela parte oclusal (superfície mastigatória do dente), utilizando instrumentos específicos com o objetivo de remover o nervo e todas as bactérias que estão no interior dos canais radiculares.

Segunda fase | Obturação do dente

É realizado o selamento hermético dos canais radiculares. Isto é, o espaço ocupado pela polpa dentária e que foi anteriormente desinfetado, é devidamente selado para impedir a entrada de novas bactérias no dente.

Por fim, é realizada a restauração do dente – que pode ser realizada com restauração a compósito ou com a colocação de uma coroa cerâmica.

Na Clínica Delille, este tratamento é realizado com isolamento absoluto (dique de borracha) e microscópio. O dique de borracha é utilizado para isolar um ou mais dentes, proporcionando um campo operatório limpo, seco e ideal, sem causar desconforto ao paciente.

O uso de microscópio além dos benefícios óbvios para a prática clínica – imagem ampliada e melhor iluminação para o Médico Dentista, contribui também para a determinação exata de fraturas verticais e fissuras dentárias, para a localização e manipulação de canais de difícil anatomia, para localização de canais extra numerários, para a remoção de instrumentos fraturados, para a diminuição de risco de fraturas pós-tratamento endodôntico e para a melhor cicatrização e controlo de infeção dentária.

Em suma, o uso de dique de borracha e microscópio endodôntico promovem uma melhoria significativa na qualidade do tratamento.

Quais as causas mais comuns para desvitalizar um dente?

Quando a cárie dentária não é tratada atempadamente, as bactérias atravessam o dente, atingem a polpa do dente e causam inflamação. É esta inflamação que provoca uma dor mais aguda.

Quando ocorre um acidente que produz um traumatismo, o dente parte e o nervo fica exposto. Neste caso, é preciso desvitalizar e restaurar o dente. Há casos em que o nervo não é exposto de imediato, mas passado um tempo o nervo perde vascularização e o dente “morre”.

Quando, após uma primeira desvitalização, a infeção bacteriana retorna e existe a necessidade de realizar uma segunda desvitalização.

Uma desvitalização pode falhar?

Ao longo do tempo e com a mastigação, o dente desvitalizado – que é um dente reconstruído – pode começar a desenvolver micro fissuras. Se as bactérias voltarem a penetrar o dente, através das micro fissuras, pode-se iniciar uma nova infecção.

Nesse caso, é necessário refazer a desvitalização do dente – Retratamento endodôntico.

Quanto custa um tratamento endodôntico?

Na Clínica Delille o valor é fixo, não varia consoante o número de sessões necessárias para o efeito.
Contudo, o tratamento pode ser realizado em uma ou duas sessões. Sendo que, cada sessão corresponde a uma consulta que tem um valor semelhante ao de outros tratamentos mais frequentes.

De referir que, deverá ainda ser considerado o custo associado à consulta da restauração do dente.
Relativamente a esta consulta, o valor depende do tipo de restauração – se uma restauração simples a compósito, se (em casos mais extensos) colocação de uma coroa cerâmica.

Mais informação sobre este tratamento e respetivo preço, o indicado é contactar-nos através dos nossos contactos habituais.

O tratamento endodôntico provoca dor?
Por norma, o paciente quando realiza uma desvitalização está com dor, mas esta é resolvida de imediato uma vez que o tratamento endodôntico é realizado sob efeito de anestesia local.
Quais os sinais de alerta?
  • hipersensibilidade nas variações de temperatura;
  • dor latejante;
  • dor durante a mastigação de alimentos.
Quais os benefícios da Endodontia?
Este tipo de tratamento permite salvar dentes naturais preservando-os do ponto de vista estético e funcional, que de outra forma seriam extraídos.
O tratamento endodôntico escurece o dente?
Depois de algum tempo, pode acontecer o dente escurecer ou ficar com uma tonalidade mais amarelada, no entanto atualmente é raro tal acontecer. Quando isto acontece, a estética fica comprometida. A colocação de coroa(s) ou faceta(s) cerâmica(s), é uma excelente opção para solucionar este problema estético.
Um dente desvitalizado pode voltar a doer ou ter cárie dentária?
Sim. Um dente desvitalizado continua a ter risco de desenvolver uma cárie dentária se não for higienizado devidamente. Se as bactérias voltarem a penetrar o dente já desvitalizado, pode surgir um abcesso, que irá provocar dor nesse dente e na zona circundante.