Quais as principais causas de dores nos dentes?

Quais as principais causas de dores nos dentes?

As dores de dentes são um problema muito comum, especialmente em pessoas com má higiene oral. Estas dores podem ser constantes ou sentidas após um estímulo, como por exemplo, depois de beber algo muito frio ou quente.

Neste artigo vamos abordar as suas causas mais comuns. São elas:

Cárie Dentária

A cárie dentária é provocada pela ação de determinadas bactérias que podem originar a destruição parcial ou total do dente.
A cárie dentária é caracterizada por duas fases distintas: a fase inicial (ainda superficial, ou seja, confinada ao esmalte) e a fase avançada (mais profunda, atingindo a dentina e/ou a polpa dentária, podendo até originar fraturas dentárias). Caso a cárie afete a polpa dentária (atingindo os vasos sanguíneos e nervos), ocasionará infeção.
Na maioria dos casos, a cárie pode ser prevenida através de uma boa higiene oral diária. Ao removermos a placa bacteriana, estamos também a remover as bactérias que produzem ácidos que danificam o esmalte e a dentina e, consequentemente, provocam o aparecimento de cáries

Cárie Dentária - dores dentárias

Traumatismo

As crianças e adolescentes são os principais envolvidos nestas situações, que podem ser desde simples fraturas em esmalte até grandes fraturas de osso alveolar. Além disso, o trauma pode não partir o dente em nenhum lugar e, mesmo assim, trazer problemas futuros, como o escurecimento dentário por necrose pulpar.
Em casos menos graves, pode não causar dor e solucionar-se com uma restauração a compósito.
Em casos mais graves, o dente pode danificar a polpa (vitalidade do dente) e causar uma Pulpite ou Abcesso.

Pulpite

O principal causador do problema é a cárie num estágio avançado, ou seja, quando a polpa do dente sofre inflamação. A inflamação da polpa causa, na maior parte das vezes, a morte da polpa e, nesse caso, a dor termina por um curto período de tempo – horas ou até mesmo semanas. Quando a dor volta a aparecer, é provável que o tecido em redor do dente com a raiz inflamada comece a desenvolver pus (abcesso).

Abcesso

Um abcesso no dente é uma bolsa de pus que é causada por uma infeção bacteriana. O abcesso pode aparecer em diferentes regiões do dente por razões diversas. Um abcesso periapical ocorre na extremidade da raiz, enquanto um abcesso periodontal ocorre nas gengivas.
Nesta fase, o dente é extremamente sensível à mastigação e ao toque.

Pericoronarite

A Pericoronarite é a inflamação em redor da coroa do dente e ocorre, normalmente, quando um dente se encontra coberto parcialmente por gengiva. A pericoronarite ocorre muitas vezes quando os dentes do siso estão a erupcionar.

Visite o seu médico dentista sempre que sentir dor de dente(s) e não se automedique.

Para evitar possíveis dores de dentes:

  • Mantenha uma boa higiene oral (escove os dentes 3x ao dia, durante 2 min com uma pasta fluoretada)
  • A escovagem noturna é a mais importante e não se deve ingerir mais alimentos após a escovagem;
  • Não se esqueça de usar fio dentário todos os dias!
  • Evite o consumo de alimentos e bebidas açucaradas;
  • Siga uma dieta rica e equilibrada (evitando o consumo de doces);
  • Não fume!
  • Visite regularmente, o seu médico dentista
  • A utilização de algum suplemento de flúor, bem como a indicação para a realização de selamento de fissuras deve ficar ao critério do médico dentista.

Se surgir alguma dúvida, conte connosco. Estamos aqui para ajudar.

Dra. Rita dória - Dentisteria Estética- dores dentárias

Por: Rita Dória, MD, Dentisteria e Reabilitação Oral Estética – Cédula Profissional OMD nº 9725