Branqueamento Dentário
Sabia que os nossos dentes naturais não são brancos?
Os nossos dentes naturais têm tonalidades diferentes que são definidas, pela genética e principalmente pelos nossos hábitos – alimentares e sociais – diários, como por exemplo: beber café, beber vinho, fumar, acumulação de tártaro ou até mesmo com o avançar da idade. Felizmente, hoje em dia existe o tratamento de branqueamento dentário que permite corrigir estas alterações de cor de dentes.
Na Clínica Delille dispomos de duas técnicas para branquear os dentes:
- Branqueamento Dentário fotoactivado (em consultório), realizado pelo Médico Dentista ou Higienista Oral.
- Branqueamento Dentário realizado em ambulatório (em casa) pelo paciente, mas supervisionado pelo Médico Dentista ou Higienista Oral, em consultório durante o tratamento.
Antes de iniciar qualquer tratamento de branqueamento dentário é necessária uma consulta de avaliação e diagnóstico, para verificar o estado geral da saúde oral – como a existência de cáries ou gengivite – que devem sempre ser tratadas antes de iniciar qualquer procedimento estético.
Exemplos de branqueamento dentário
Como funciona o tratamento de branquear os dentes?
Tanto na opção de branqueamento em consultório como em ambulatório, o gel branqueador atua apenas na superfície do dente, no esmalte.
O gel branqueador penetra no esmalte através da libertação de moléculas de O2 e promove a remoção de pigmentos, o que vai tornar o dente mais “limpo”, mais branco.
Como é realizado o branqueamento dentário em consultório?
Antes de mais, é necessário ter uma boa saúde oral e de preferência, uma consulta de Destartarização realizada recentemente. No dia da consulta de branqueamento em consultório, a Higienista Oral ou Médica Dentista, avalia a cor natural dos dentes e faz registos fotográficos iniciais.
Normalmente este tratamento é realizado em duas sessões, 60 minutos cada. No final do tratamento, são feitos os registos fotográficos finais.
Qual o tipo de branqueamento dentário fotoactivado realizado na Clínica Delille?
Na Clínica Delille realizamos o branqueamento dentário em consultório com a máquina profissional – Philips Zoom WhiteSpeed. Tal como o nome indica, esta máquina acelera significativamente o processo de branqueamento até oito tons!
Posso fazer branqueamento dentário interno e externo ao mesmo tempo?
Sim. Tanto o branqueamento dentário interno, como o branqueamento dentário externo (em consultório ou em casa), podem ser realizados em conjunto. Por vezes, é necessário para que os resultados desejados sejam alcançados.
Posso branquear apenas um dente?
Sim. Quando um só dente está escurecido devido a uma desvitalização ou traumatismo, existe a possibilidade de branquear o dente em causa com a aplicação de gel branqueador no interior do mesmo – Branqueamento interno.
Exemplo de caso clínico
Situação inicial
Depois de branqueamento interno realizado (no dente 11)
Situação final – Depois de branqueamento interno e externo realizado
Como é realizado o branqueamento dentário em ambulatório (em casa)?
Antes de mais, é necessário ter uma boa saúde oral e de preferência, uma consulta de Destartarização realizada recentemente.
No dia da consulta de branqueamento em ambulatório, a Higienista Oral ou Médica Dentista, avalia a cor natural dos dentes, faz registos fotográficos e moldes simples com alginato.
Esses moldes são enviados para o nosso laboratório de prótese dentária – ZIRKON ATELIER – para confecionar moldeiras por medida. Essas moldeiras são preenchidas com gel branqueador, diariamente, durante duas semanas (Geralmente, durante a noite para maior conforto do paciente.)
Pós-tratamento, o paciente visita o Médico Dentista ou Higienista Oral para uma consulta de controlo e registos fotográficos finais.