medicina-dentaria-periodontologia-clinica-delille

Periodontologia

A Periodontologia é a área da Medicina Dentária que se ocupa da prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças das estruturas que suportam os dentes – gengiva e osso alveolar.

Também atua na vertente estética do sorriso.

Técnicas como cirurgia plástica periodontal e correção de sorriso gengival, permitem melhorar a harmonia do sorriso.

O que é a periodontite?

A periodontite é uma doença inflamatória que afeta todos os tecidos periodontais e que pode dar lugar à destruição irreversível do osso e do ligamento que suporta os dentes.

Normalmente evolui de uma gengivite e é caracterizada pela inflamação da gengiva.

O que é a gengivite?

A gengivite é uma inflamação apenas da gengiva.

Trata-se de uma situação reversível, pouco desconfortável e frequentemente causada por uma incorreta higiene oral.

O que é a recessão gengival?

A recessão gengival consiste na “retração” da gengiva que provoca uma exposição da superfície radicular do dente. Existem inúmeras técnicas que podem ser utilizadas para voltar a cobrir a superfície exposta, como por exemplo cirurgia plástica de recobrimento radicular.

Exemplo de caso clínico:

Antes

Depois

Qual a causa das doenças periodontais?

As doenças periodontais dividem-se em dois grupos: as gengivites e as periodontites. Nas gengivites existe uma inflamação superficial da gengiva, sendo “facilmente” tratada. Nas periodontites existe uma destruição das estruturas mais profundas, com reabsorção óssea – e não sendo tratadas – podem levar à perda dos dentes.

As causas mais frequentes são, a predisposição genética e o descontrolo bacteriano! Ainda que a boca seja saudável, existe um grande número de bactérias. Quando essas bactérias e os restos alimentares não são removidos com hábitos de higiene oral adequados, forma-se placa bacteriana.

Com o tempo, essa placa bacteriana pode mineralizar, originando cálculos dentários (mais conhecido por tártaro). Com a ausência de intervenção profissional periódica, os cálculos dentários aumentam de tamanho e migram no sentido da raiz dos dentes.

A gengiva inflamada começa a separar-se dos dentes formando bolsas periodontais, que criam condições ideais para o aparecimento e multiplicação de bactérias mais agressivas. Esta inflamação crónica promove a reabsorção de osso que suporta os dentes, levando à mobilidade dentária e eventualmente à sua perda.

Quais os sintomas da doença periodontal?

Alguns sintomas da doença periodontal são:

• migração dentária (alteração da posição dos dentes);
  • recessões gengivais;
  • mobilidade dentária;
  • alterações na oclusão (alteração da forma como os dentes encaixam).1
  • sangramento espontâneo ou durante a escovagem;
  • gengiva muito vermelha;
  • halitose (mau hálito);

Como se trata a gengivite?

A gengivite é uma doença superficial, que afeta apenas a gengiva e não o osso, tratando-se de forma relativamente simples através de consultas de Destartarização regulares e uma higiene oral cuidada.

Como se trata a periodontite?

Uma vez que se trata de uma doença crónica, o tratamento de uma periodontite é por fases.

Numa fase inicial, é realizada uma consulta de avaliação periodontal onde são realizados exames radiográficos e um periodontograma (exame que permite avaliar o estado periodontal do paciente, através do registo de diversos parâmetros, como a profundidade de sondagem, mobilidade dentária, etc.).

Nessa mesma consulta o Médico Dentista também elabora um plano de tratamento periodontal personalizado.
De seguida, é iniciado o tratamento através de consultas de raspagem e alisamento radicular, para remoção de placa bacteriana das bolas periodontais e assim reduzir a inflamação.

Depois desta fase, a situação é reavaliada e dependendo da resposta ao tratamento e do grau de evolução da doença, pode ou não ser necessário avançar com cirurgia periodontal corretiva.

Após a doença estar controlada, inicia-se a fase de tratamento de manutenção, para estabilizar a progressão da periodontite.

A mobilidade dentária associada às doenças gengivais é reversível?
O osso sustenta os dentes e em caso de doença periodontal, a estabilidade dentária está comprometida. Mesmo depois de tratamento, a quantidade de osso não aumenta. Por isso é tão importante a visita semestral ao seu Médico Dentista, da área de Periodontologia, para diagnosticar e aconselhar sobre qual a melhor forma de tratar a doença periodontal.
É normal que a gengiva sangre?
Não é normal sangrar da gengiva. Uma gengiva que sangra pode apresentar gengivite (forma menos grave) ou uma periodontite (forma mais grave).
Com que idade se iniciam as doenças periodontais?
A forma mais frequente aparece nos adultos, geralmente por volta dos 30 anos. Quanto mais jovem é a pessoa, maior a probabilidade de aparecimento de uma forma mais grave de periodontite e que necessita de mais cuidados.
A escovagem normal é suficiente para prevenir a doença periodontal?
Não. Como a escova de dentes não alcança os espaços interdentários, é necessário usar o fio dentário ou escovilhão para manter esses espaços devidamente higienizados. Se ao passar o fio dentário sentir mau hálito, significa que esse espaço contém bactérias responsáveis pelas alterações da sua gengiva.
A doença periodontal tem cura?
A periodontite é uma doença crónica. Uma vez que não existe uma cura no sentido de repor os tecidos perdidos, o tratamento atempado é fundamental para estabilizar a progressão da doença periodontal. Em caso de paciente com doença sistémica, como a diabetes não controlada, o tratamento pode não resultar no controlo total da doença, mas no seu avanço mais lento.
Quem tem periodontite, pode usar aparelho ortodôntico?
Sim. Por norma, mesmo tendo periodontite é possível iniciar tratamento ortodôntico. Contudo, essa decisão deve ser sempre tomada pelo Médico Dentista da área de Periodontolgia.

O diagnóstico precoce das doenças periodontais é fundamental e só um Médico Dentista – da área de Periodontologia e que se foca exclusivamente na doença periodontal – o pode fazer corretamente.

Prevenção é palavra de ordem no que diz respeito à doença periodontal. Consulte o seu Médico Dentista, pelo menos 2 vezes por ano.