disfunção temporomandibular

Disfunção Temporomandibular

Disfunção da Articulação Temporo-Mandibular (ATM) e Dor Orofacial

A disfunção temporomandibular (DTM) é um termo coletivo que envolve sérios problemas clínicos relacionados com os músculos da mastigação, articulação temporomandibular (ATM) e estruturas associadas.

Clinicamente pode manifestar-se com:
• Dor na ATM ou nos músculos;
• Sons na ATM (estalido ou crepitação);
• Cefaleias / enxaquecas;
• Otalgia ou zumbidos;
• Dificuldade na mastigação;
• Dificuldade na abertura bucal;
• Desgaste dentário / hipersensibilidade dentária

No âmbito das patologias relacionadas com a oclusão destaca-se o bruxismo.

A Terapia Miofuncional é a especialidade dedicada à reabilitação das disfunções neuromusculares na estrutura orofacial, relacionadas com a fala, a deglutição, mastigação e respiração.

As DTM devem também ter em consideração uma perspetiva biopsicossocial, na qual se deve avaliar fatores sociais, psicológicos e comportamentais.

Quais são os sintomas, causas e diagnósticos da Disfunção da Articulação Temporo-Mandibular (ATM)?
Os sintomas mais frequentes são:
• Sensação de redução de audição, vertigem e zumbidos.
• Cefaleias, aumento da frequência de enxaquecas.
Causas:
• Traumatismo da mandíbula (por exemplo causado por acidente de viação).
• Patologia articular (por exemplo artrite).
• Apertar e ranger os dentes (bruxismo).
• Tensão muscular e tensão emocional.

Diagnóstico:
• Exame médico composto por palpação muscular na face e articular.
• Uso de meios auxiliares de diagnóstico como Rx, Tac e RMN.

O que é o Bruxismo?
• Desgaste Dentário e/ou hipersensibilidade dentária
• Fratura dentária ou de estruturas protéticas
• Mobilidade dentária
• Tensão ou dor nos músculos
• Dores de cabeça
• Dores na articulação temporomandibular
• Perturbação do sono do parceiro
Qual é o tratamento para o Bruxismo?
Há que tornar o bruxismo diurno um problema consciente, pois através de chamadas de atenção é possível educar o cérebro com uma série de manobras que proporcionam o afastamento dentário evitando o seu desgaste. Além disso, é necessário perceber que é um tratamento multidisciplinar onde o desporto, a postura, terapias de relaxamento e os bons hábitos de vida são fundamentais, já que a componente do stress é uma das chaves desta patologia.Atualmente, a confeção de aparelhos de proteção podem evitar o desgaste do esmalte, o que contribui para a longevidade dos dentes. Estes aparelhos são placas de acrílico, onde se dá ao paciente uma relação inter-maxilar ideal através de um ajuste personalizado do aparelho, cujo principal objetivo é evitar o contacto entre os dentes, permitindo que contactem com acrílico.
Bruxismo do sono em crianças
Pode ocorrer por:
• Hipertrofia das amígdalas
• Obstrução vias aéreas superiores
• Alergias
• Patologia do sono
• Pais fumadores dentro de casa
• Medicação anti-depressiva ou para hiperatividade

Disfunção Temporomandibular

disfuncao-temporomandibular-clinica-delille-5

Disfunção da Articulação Temporo-Mandibular (ATM) e Dor Orofacial

Clinicamente pode manifestar-se com:
• Dor na ATM ou nos músculos;
• Sons na ATM (estalido ou crepitação);
• Cefaleias / enxaquecas;
• Otalgia ou zumbidos;
• Dificuldade na mastigação;
• Dificuldade na abertura bucal;
• Desgaste dentário / hipersensibilidade dentária

No âmbito das patologias relacionadas com a oclusão destaca-se o bruxismo.

Os sintomas mais frequentes são: • Dor ou desconforto na face, nos músculos mastigatórios, dores de cabeça, ouvido e pescoço. • Sensação de redução de audição, vertigem e zumbidos. • Cefaleias, aumento da frequência de enxaquecas. • Limitações na abertura da boca, bloqueio, desvio da mandíbula, dificuldades na mastigação. Causas: • Traumatismo da mandíbula (por exemplo causado por acidente de viação). • Patologia articular (por exemplo artrite). • Apertar e ranger os dentes (bruxismo). • Tensão muscular e tensão emocional. Diagnóstico: • Exame médico composto por palpação muscular na face e articular. • Avaliação dos movimentos da mandíbula e da cavidade oral (saúde dentária, periodontal, ausências dentárias, substituição de dentes perdidos). • Uso de meios auxiliares de diagnóstico como Rx, Tac e RMN. Através de técnicas terapêuticas diretas, esta especialidade tem como objetivo o aumento da tonicidade muscular e da mobilidade orofacial, promovendo também o relaxamento e a coordenação da musculatura da cavidade oral.
O que é o Bruxismo?
O bruxismo é um comportamento oral, normal ou com características parafuncionais, relacionado com o hábito de apertar ou ranger de dentes. Este comportamento pode ser potencialmente prejudicial para as estruturas estomatognáticas (músculos, articulação temporomandibular e dentes). O bruxismo pode ter medidas de carácter preventivo, associado a um fator de risco como é o caso do refluxo gastroesofágico e apneia do sono. A hiperatividade muscular, associada ao bruxismo, facilita fatores de trauma e microtrauma muscular e articular, sobrecarga funcional e mecânica, culminando numa série de problemas: • Desgaste Dentário e/ou hipersensibilidade dentária • Fratura dentária ou de estruturas protéticas • Mobilidade dentária • Tensão ou dor nos músculos • Dores de cabeça • Dores na articulação temporomandibular • Perturbação do sono do parceiro
Qual é o tratamento para o Bruxismo?
Bruxismo do sono em crianças
Pode ocorrer por: • Hipertrofia das amígdalas • Obstrução vias aéreas superiores • Alergias • Patologia do sono • Pais fumadores dentro de casa • Medicação anti-depressiva ou para hiperatividade • Aparelhos eletrónicos funcionam como aparelhos de excitação antes de dormir (luz azul emitida inibe hormona do sono).