Os problemas na articulação da mandíbula – Dor na ATM

ATM é a sigla que utilizamos para a Articulação Temporomandibular.

Esta é a articulação que une a mandíbula ao crânio. É composta por dois componentes ósseos: o côndilo mandibular e a fossa temporal. Entre os dois ossos está presente um disco articular que ajuda nos movimentos complexos da mandíbula.

É uma das articulações mais complexas do organismo, sendo que executa mais de 10 mil movimentos por dia! Por isso, um dos principais sintomas relacionados com a ATM é a dor articular quando falamos ou comemos.

O que é a Disfunção Temporomandibular (DTM)?

A DTM abrange um largo espetro de problemas relacionados com músculos, ossos e/ou dos tecidos anexos da esfera crânio-cervico-mandibular.

Quais os sinais e sintomas mais comuns?

• Dor na região Orofacial, quer em repouso, quer em movimento (principalmente nos músculos da mastigação ou na região à frente do ouvido);
• Dificuldade em abrir ou fechar a boca;
• Estalidos (sons articulares ao movimentar a mandíbula);
• Dores de cabeça;
• Dor de ouvidos, sensação de ouvido tapado ou zumbidos;
• Bruxismo, sensibilidade dentária, desgaste dentário, fraturas de repetição de dentes ou restaurações.

Quais as causas?

Existem várias causas para a DTM, que podem atuar sozinhas ou em conjunto, daí ser comum dizermos que a causa é multifatorial.
• Trauma sobre a ATM (acidentes);
• Sobrecarga articular (bruxismo);
• Comportamentos parafuncionais como comer pastilhas elásticas ou roer unhas;
• Stress, ansiedade, problemas comportamentais e sociais;
• Laxidez articular;
• Problemas sistémicos (artrite reumatoide, artrite idiopática juvenil,…).

Existe tratamento para a DTM?

Sim e não. Podemos afirmar que existe um controlo para a DTM, uma vez que os pacientes podem ficar assintomáticos (sem queixas dolorosas e sem limitações funcionais). Mas, mesmo assim, os pacientes podem sofrer episódios esporádicos de dor, caso voltem a ter os mesmos comportamentos que tinham e que levaram a DTM. Daí ser extremamente importante um correto diagnóstico e perceber quais os fatores que possam ter levado a DTM, pois este é um problema multifatorial (são várias as causas).

Na Clínica Delille dispomos de vários tratamentos, de acordo com a situação clínica.

• Goteira de estabilização (para uso noturno), bastante utilizada em casos de bruxismo;
• Goteira de avanço mandibular: para casos de deslocamento de disco ou dor severa da ATM;
• Fisioterapia: para resgate da mecânica articular, diminuição de dor muscular local e/ou eliminação de pontos gatilho (pontos musculares dolorosos que podem causar dor à distância);
• Viscossuplementação: infiltração na ATM com ácido hialurónico para casos de deslocamento de disco, bloqueios intermitentes da ATM, patologia degenerativa da ATM;
• Farmacoterapia.

Se surgir alguma dúvida, conte connosco. Estamos aqui para ajudar.

Por: Lurdes Veloso, MD Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial- Cédula Profissional nº 9343.