A partir de que idade se pode colocar Aparelho Dentário?

A partir de que idade se pode colocar Aparelho Dentário?

Há uma idade certa para se colocar Aparelho Dentário?

Dependendo do problema do paciente diferente será o timing de atuação, pelo que a idade para colocação de aparelho dentário não é igual para todos os pacientes.

O problema esquelético que obriga a uma intervenção mais precoce é o recuo maxilar, devendo nestes casos o tratamento ser iniciado assim que diagnosticado e se possível antes dos 6 anos de idade. Deste modo, todas as crianças deverão ser observadas pelo ortodontista, se possível, antes desta idade.

A má oclusão não afeta apenas a dentição definitiva, estando presente em fases mais precoces do desenvolvimento, como na dentição de leite e/ou mista.

Na grande maioria dos casos, não se resolve de forma espontânea, tendo o ortodontista e/o odontopediatra um papel fundamental, no diagnóstico e tratamento atempado do problema.

O tratamento ortodôntico realizado numa fase precoce, tem como objetivo atenuar e/ou eliminar a desarmonia craniofacial (esquelética) existente, promovendo um desenvolvimento harmonioso da face, quer na vertente estética como funcional.

Deste modo, serão evitados problemas ortodônticos mais severos em idade adolescente ou adulta, permitindo se necessário, uma segunda fase de tratamento mais simples, com melhor prognóstico e maior estabilidade.

Posso colocar logo o Aparelho Dentário na 1ª consulta ou é necessário uma consulta prévia?

É necessário uma consulta prévia à colocação de qualquer Aparelho Dentário, de modo a ser feito o diagnóstico e elaboração do plano de tratamento – Consulta de Estudo Ortodôntico.

O que é feito na 1ª consulta?

Na primeira consulta o Ortodontista avalia o problema que originou o mau posicionamento dentário e/ou maxilar, são feitas fotografias intra e extra-orais, modelos de estudo, exames complementares de diagnóstico (RX) de modo a ser efetuado plano de tratamento.

Existe limite de idade para recorrer ao Aparelho Dentário?

Não existe limite de idade, o importante é a motivação para melhorar o seu sorriso! 🙂

Se surgir alguma dúvida, conte connosco. Estamos aqui para ajudar. 🙂
Por: Ana Roseiro, DDS, Especialista em Ortodontia – Cédula Profissional nº 3594