Regresso às Aulas – Cuidados a ter com a Saúde Oral das suas crianças

Regresso às Aulas – Cuidados a ter com a Saúde Oral das suas crianças

Como posso ensinar ao(s) meu(s) filho(s) a importância da saúde oral de crianças? 😀

Esta é uma das perguntas mais frequentes que nos são feitas.

Comece por dar o exemplo – Cuide bem dos seus próprios dentes e como os pequenos imitam sempre os mais crescidos, vão rapidamente perceber que a saúde oral é algo a valorizar. Faça-os perceber a importância da saúde oral das crianças.

Para ajudar a(s) sua(s) criança(s) a proteger os dentes e prevenir o aparecimento de cáries, siga os seguintes passos:

• Deixe a criança escolher a sua própria escova de dentes como incentivo, dentro das características que a escova deve ter. 😀
• Escove os dentes 2 vezes ao dia, 2 minutos cada vez.
• Use a quantidade de pasta dentífrica e de flúor correcta.
(Quantidade de pasta dentífrica: tamanho da unha do 5º dedo da mão da criança. Quantidade de flúor: 1000 a 1500ppm.)
• Use o fio dentário, com a ajuda dos papás, para remover a placa bacteriana que se acumula entre os dentes e abaixo da linha da gengiva.
• Limite comidas açucaradas fora das refeições. Porquê?! Porque durante as refeições existe maior produção de saliva, o que ajuda a humedecer a comida na boca, incluindo açúcares que causam as cáries.
• Leve a(s) sua(s) criança(s) regularmente ao médico dentista e fale-lhes acerca da importância da saúde oral. 😀

O que é o flúor e qual a quantidade certa?

O flúor é um mineral que ajuda a prevenir as cáries dentárias e fortalece o esmalte. Quanto à quantidade, para a maioria das crianças o uso de pasta dentífrica com flúor é suficiente, mas se a criança tiver tendência a desenvolver cáries dentárias, pode haver a necessidade de fazer um complemento com bochecho ou comprimidos.

Qual a importância da alimentação na saúde oral dos meus filhos?

Se o flúor é o melhor amigo dos dentes do seu filho, as refeições podem ser o pior inimigo. Faça-o perceber a importância daquilo que come, para a saúde oral das crianças.

Os açúcares encontrados em vários alimentos são fermentados pelas bactérias e formam ácidos que atacam o esmalte dos dentes e conduzem a cáries dentárias. Uma dieta equilibrada é fundamental para que a criança desenvolva dentes mais fortes! 💪

O que são os selantes de fissura e quando é que os meus filhos precisam deles?

Os selantes criam uma proteção altamente eficaz contra a cárie dentária. São aplicados nas superfícies dos dentes posteriores das crianças, onde se formam a maioria das cáries dentárias.

A aplicação é dolorosa?

Não é dolorosa e podem ser colocados em mais do que um dente na mesma consulta.

Se a minha criança partir um dente, o que faço?

Se o dente partir, deve contactar o mais rápido possível o médico dentista, para o médico examinar a área afectada e determinar o tratamento apropriado. No caso do dente sair completamente da boca e sendo um dente de adulto deve re-implantá-lo ou em alternativa, transportar o dente em leite morno ou saliva até chegar ao médico dentista, o mais brevemente possível.

Se surgir alguma dúvida, contem connosco. Estamos aqui para ajudar. 😄

Por: Andreia Figueiredo, DDS, MSc, PhD, Especialista em Odontopediatria – Cédula Profissional nº 5575