higiene-oral-coimbra-clinica-delille
Higiene Oral

Higiene Oral

A Higiene Oral é uma especialidade fundamental na Medicina Dentária, uma vez que é responsável pelo diagnóstico, prevenção e terapêutica de doenças orais.

É também determinante na manutenção dos tratamentos efetuados, nas outras especialidades da Medicina Dentária.

Qual a frequência da consulta de Higiene Oral?

A consulta de Higiene Oral é aconselhada de 6 em 6 meses. Contudo, este período pode ser ajustado às necessidades de cada paciente.

Esta visita regular, permite detetar numa fase mais precoce possíveis problemas que possam existir.

A pasta dentífrica deve ou não ter flúor?

É importante que a pasta dentífrica tenha flúor (concentração mínima de 1450 ppm para adulto), pois permite a remineralização dentária.

Quanto à quantidade, o indicado (para adulto) é o equivalente ao tamanho de uma ervilha.

Como é realizada a consulta de Higiene Oral na Clínica Delille?

Depois de realizada e analisada a Ortopantomografia panorâmica digital, a Higienista Oral faz uma breve introdução sobre os hábitos de higiene oral que deve ter e rastreia possíveis doenças orais, como por exemplo lesões orais, cáries dentárias e doença gengival.

É iniciada a destartarização – remoção de tártaro, de placa bacteriana e possíveis manchas – com o auxílio de um ultra-sons/curetas, podendo também ser utilizado o jato de bicarbonato/glicina, finalizando com o polimento e fio-dentário.

De acordo com as necessidades de cada paciente, a Higienista Oral pode ainda aplicar flúor, selantes de fissuras ou produtos para a sensibilidade dentária.

A escova de dentes deve ter cerdas macias, médias ou duras para a higiene oral?

Existem imensas opções e modelos distintos no mercado. Pode optar por uma escova de dentes manual ou elétrica. O importante é que a cabeça da escova seja pequena e as cerdas sejam macias.

Assim, será mais fácil alcançar todas as regiões da boca. As cerdas médias ou duras, são mais propensas a agredir os tecidos moles (gengiva e mucosas), especialmente quando escovamos as zonas de transição do dente e gengiva.

Quando deve ser trocada a escova de dentes?

Deve trocar a escova de dentes a cada três meses. Para não se esquecer, pode mudar a escova de dentes no inicio de cada estação do ano.

Em caso de constipação:

Depois de se curar de uma infeção, o ideal é trocar imediatamente a sua escova de dentes. Isto porque alguns vírus e bactérias causadoras de doenças, podem ficar acumulados nas cerdas da escova. Podendo fazer com que ocorra nova infeção.

Em caso de doença periodontal:

Neste caso, a frequência com que a escova de dentes deve ser trocada varia de acordo com a gravidade da doença e da fase de tratamento que o paciente se encontra. Deve seguir a recomendação do seu Médico Dentista.

O que são aftas?

As aftas são pequenas lesões que surgem na boca, na mucosa bucal, na gengiva, na língua ou nos lábios. Podem surgir sozinhas ou agrupadas. São redondas e planas. Provocam desconforto a comer, a beber e por vezes, até dificuldade a falar.

Em caso de aftas, quais os alimentos a evitar?

As aftas reagem mais ativamente perante determinados alimentos, por isso, sugerimos que evite ingerir os seguintes alimentos:

  • alimentos muito condimentados
  • alimentos picantes
  • frutas cítricas
  • bebidas ácidas
  • refrigerantes

Para ajudar a tratar as aftas, sugerimos que dê preferência a alimentos que forneçam a quantidade necessária de sais minerais e vitaminas, alimentos macios (como sopas ou smoothies) e água.

O que pode causar aftas?

As causas podem ser:

  • stress;
  • má higiene oral;
  • traumatismos dentários;
  • mordidas acidentais na língua;
  • mordidas acidentais no interior da bochecha;
  • movimentos de dentes mal posicionados;
  • alimentação desequilibrada;
  • carência de certos nutrientes como sais minerais ou vitaminas (sobretudo B12 e ácido fólico).

Existe tratamento para aftas?

Normalmente, as aftas desaparecem espontaneamente em 1 ou 2 semanas. Caso contrário, podem ser recomendados fármacos para ajudar a aliviar o desconforto e/ou recorrer à Ozonoterapia.

O que é a Ozonoterapia na Higiene Oral?

A Ozonoterapia é uma terapia médica que consiste em administrar o ozono no corpo, pois ajuda a melhorar a oxigenação dos tecidos, melhorar a circulação sanguínea local e aumenta a resposta do sistema imunitário, para combater por exemplo aftas.

É um procedimento de aplicação simples, com grande eficácia e totalmente livre de efeitos colaterais.

Devo visitar o Médico Dentista durante a gravidez, mesmo não tendo dor?
Sim. O ideal é ter uma consulta de Medicina Dentária ainda antes de iniciar a gestação, a fim de evitar possíveis infeções orais durante a gravidez. Se a gravidez já está em curso, a melhor altura é durante o segundo trimestre da gestação.
A gengiva sangra mais na gravidez?
Sim. Devido às alterações hormonais, a gengiva pode sangrar um pouco. Pode agravar se não existirem cuidados adequados de higiene oral.
Durante a gravidez, há maior risco para cáries dentárias?
Não. Se não houver maior ingestão de alimentos ricos em açúcar e aliado a uma correta higiene oral (escovagem com escova de dentes e uso de fio dentário), não se verifica maior incidência de cáries dentárias durante a gravidez.
A gravidez “enfraquece os dentes, porque vai cálcio para o bebé”?
Não. O cálcio está presente, de forma estável e cristalina nos dentes da mãe.
Uma mulher grávida pode fazer tratamentos dentários?
Sim. Uma infeção oral é mais prejudicial para o bebé, do que um tratamento dentário à grávida.

Agende a sua consulta online

    Marque a sua consulta

    Quando agendar online receberá um contacto das nossas rececionistas para confirmar a disponibilidade de horário ou reagendar para outra hora/data.
    A consulta apenas se tornará marcada no fim desse contacto.

    Primeira consulta na Clínica Delille