higiene-oral-coimbra-clinica-delille

Higiene Oral

Higiene Oral é uma especialidade fundamental na Medicina Dentária. Responsável pelo diagnóstico, prevenção e terapêutica de doenças orais, é também determinante na manutenção dos tratamentos efetuados nas outras especialidades, que requerem uma adequada limpeza dentária através da destartarização.

Para além do rastreio da cárie, doenças das gengivas ou outras, a consulta inclui Ortopantomografia digital, Destartarização com Higienista Oral, Polimento Dentário e Jato Bicarbonato.

Para além da destartarização, um dos principais objetivos das consultas de Higiene Oral consiste na educação e promoção de bons hábitos de higiene oral. Manter os cuidados de higiene oral recomendados pelo Higienista Oral permite eliminar eficazmente os resíduos de alimentos que se vão acumulando nos dentes e nas gengivas. Estes cuidados visam uma ótima limpeza dentária através de uma correta escovagem (pelo menos duas vezes ao dia), da utilização de fio dentário e/ou da utilização de elixir.

Branqueamento Dentário
Existem atualmente técnicas de branqueamento perfeitamente seguras e eficazes que podem complementar os resultados de uma boa higiene dentária e dar resposta aqueles que querem ter um sorriso mais bonito e luminoso. Branqueamento feito em casa: O branqueamento realizado em casa é um procedimento progressivo em que é mais fácil de controlar o resultado que o paciente pretende. É fornecido um gel branqueador que será colocado dentro de uma goteira personalizada que se adapta aos dentes, permitindo assim o contacto do gel com a superfície dentária. A substância ativa do gel liberta oxigénio que penetra no esmalte e neutraliza e remove as manchas resultando daí o efeito branqueador. O gel não é tóxico e além disso é muito viscoso pelo que não há o risco de ser engolido. Geralmente, a goteira é usada durante a noite por ser mais prático.
O que é o Branqueamento Dentário? Quais são as contra-indicações?
O branqueamento dentário é uma técnica que devido a um processo de oxidação dos pigmentos dos dentes, segundo o qual o agente/gel branqueador entra na superfície do dente e liberta moléculas que provocam a descoloração tornando-os mais claros. Antes de fazer um branqueamento dentário devemos ter sempre uma consulta com o Médico Dentista, para que se faça uma avaliação criteriosa do estado de saúde oral. Antes de avançarmos para o tratamento devemos sempre fazer uma destartarização e polimento dentário, bem como uma aplicação de gel de flúor.
Qual a regularidade que se deve fazer uma destartarização?
As visitas ao Higienista Oral devem ser regulares, no mínimo de seis em seis meses, de forma a garantir um sorriso duradouro.
Sabia que ... ?
A consulta de Higiene Oral além da limpeza e polimento serve de triagem para outros problemas orais.

Agende a sua consulta online

Artigos relacionados

    Marque a sua consulta
    Quando agendar online receberá um contacto das nossas rececionistas para confirmar a disponibilidade de horário ou reagendar para outra hora/data. A consulta apenas se tornará marcada no fim desse contacto.

    Primeira consulta na Clínica Delille