medicina-dentaria-periodontologia-clinica-delille

Periodontologia

Periodontologia é a área da Medicina Dentária que se ocupa da prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças das estruturas que suportam os dentes (gengivas e osso alveolar).

Também atua na estética do sorriso, ao corrigir defeitos como recessões gengivais (mediante a utilização de enxertos gengivais) ou mesmo na melhoria de casos de sorriso gengival através da técnica de alongamento coronário, conjugada com tratamentos cerâmicos nos dentes anteriores.

A doença periodontal que afeta cerca de 65% dos pacientes adultos é, ainda hoje, tardiamente diagnosticada muitas vezes pela ausência de sintomas iniciais. Deve ser diagnosticada precocemente já que é uma doença de origem bacteriana em que há destruição dos tecidos que envolvem e suportam os dentes. Por vezes está relacionada com problemas de saúde geral, tais como diabetes, doenças cardíacas e respiratórias.

O tabaco é também um importante fator de risco para a doença periodontal, mas há que salientar o caráter hereditário desta patologia: é muito frequente uma transmissão genética direta de pais para filhos da suscetibilidade à periodontite.

Os sinais dessa inflamação são a alteração da cor, que passa de cor de rosa a encarnado, o inchaço, a tendência para o sangramento, e por vezes a dor e até o descarnar das mesmas.

Por vezes, existe a necessidade de realizar pequenas cirurgias, efetuadas por um profissional especializado.

A Clínica Delille conta com especialistas, nomeadamente o Dr. Sérgio Matos, especialista pela Ordem dos Médicos Dentistas em Periodontologia.

Quais os sintomas da doença periodontal?
Que tratamentos existem em Periodontologia na Clínica Delille?
Não cirúrgico: O tratamento não cirúrgico é conhecido por raspagem e alisamento radicular. A terapia periodontal inicial conjugada com uma boa higiene oral pessoal, permite que o tecido gengival cure e se volte a adaptar ao dente. Se a doença esta num estado inicial as bolsas periodontais vão ser eliminadas. Mesmo em casos severos da doença periodontal, o tratamento não cirúrgico precede o tratamento cirúrgico. Isto é feito de modo que a infecção periodontal ativa seja reduzida e a qualidade dos tecidos circundantes aumente antes da cirurgia. Este procedimento pode também limitar as áreas que possam necessitar de tratamento cirúrgico. Cirúrgico: Se o tecido ou osso de suporte do dente estiver demasiado danificado para ser reparado apenas com o tratamento não cirúrgico, existem vários procedimentos disponíveis para prevenir danos severos. Recomendamos o procedimento que seja mais indicado para a condição de cada paciente. • Enxertos gengivais • Regeneração tecidular guiada • Terapia para a redução de bolsas periodontais • Aumento coronário • Frenectomias
Como evito doenças periodontais?
O modo de evitar estas doenças é fazer as limpezas ou destartarizações de 6 em 6 meses e realizar uma boa higiene oral diária.
O que é a Gengivite?
É a inflamação e consequente sangramento gengival causada pela presença de placa bacteriana. É reversível mediante a remoção do agente agressor (as bactérias) através de métodos de higiene oral.
O que é a Periodontite?
Resulta da presença prolongada de agressão gengival levado a cabo pela placa bacteriana calcificada (tártaro) e traduz-se na retração gengival com perda óssea em torno do dente. Evolui de forma mais rápida e agressiva na presença de uma predisposição genética e de determinados fatores de risco. Leva ao aparecimento de mobilidade dentária e, por vezes, à perda mais ou menos rápida de uma ou várias peças dentárias.O tratamento da periodontite é extremamente importante em tratamentos com implantes já que a doença, se não for tratada, evolui em redor dos implantes da mesma forma que nos dentes. A peri-implantite pode levar à perda precoce dos implantes.

Agende a sua consulta online

    Marque a sua consulta
    Quando agendar online receberá um contacto das nossas rececionistas para confirmar a disponibilidade de horário ou reagendar para outra hora/data. A consulta apenas se tornará marcada no fim desse contacto.

    Primeira consulta na Clínica Delille