Como é o pós tratamento de Implantes Dentários?

Como é o pós tratamento de Implantes Dentários?

O cumprimento dos cuidados pós-operatórios é fundamental para o sucesso de uma cirurgia de implantes dentários. Neste artigo vou mencionar as principais medidas que devem ser cumpridas para que a recuperação seja mais rápida e evitar contratempos.

Repouso e redução do inchaço

Uma vez que há sempre edema pós-operatório, é fundamental nas primeiras 24h pós cirurgia fazer bastante gelo. Evite actividades que requerem esforço, como por exemplo exercício físico. Caso contrário, o inchaço e dor poderão aumentar. Na hora de deitar, apoie a cabeça num almofada de modo a que a cabeça fique ligeiramente mais elevada que o corpo e evite deitar-se do lado que foi operado.

Medicação

Não se automedique!

Tome apenas o(s) medicamento(s) que o médico dentista receitar e tente cumprir, tanto horário como a dose da medicação prescrita. Em caso de dor intensa, mesmo após a medicação indicada inicialmente, fale com o seu médico dentista para reformular a toma da medicação.

Alimentação

Nos primeiros dias pós cirurgia de implantes dentários deve mastigar devagar e evitar utilizar a zona que foi intervencionada. A região está mais sensível e qualquer pressão pode causar sangramento. O ideal é uma dieta líquida e fria (como por exemplo: batidos de fruta, iogurtes, puré, gelatina…).

Higienização

É preciso algum cuidado na higienização da zona que sofreu intervenção. Utilize uma escova com cerdas macias e em movimentos circulares (bastante suaves, para não agredir a zona de recuperação). Mantenha a escovagem o mais normal possível nas restantes zonas da boca.

Outros hábitos

Evite: bochechos, exposições ao sol, ingerir bebidas alcoólicas e principalmente, fumar!

Geralmente após uma semana, ocorre a consulta de controlo, onde é feita uma avaliação oral e a remoção da sutura (pontos). Assim conseguimos evitar eventuais complicações e garantir que o pós operatório foi concluído com sucesso.

Visite o seu médico dentista, regularmente, para garantir que a reabilitação e a sua saúde oral se mantêm saudáveis.

Por: Francisco Delille, Director Clínico de Clínica Delille e Médico Dentista especialista em Cirurgia Oral – Cédula Profissional OMD nº 887