Ressona? Sabia que o ronco é, sempre, sinal de alerta?
O que é o ronco?
O ronco é um ruído respiratório que se apresenta durante o sono. Produz-se pela vibração dos tecidos da garganta (que denominamos palato mole) durante a respiração.
Porque ressonamos?
Há muitas causas que podem explicar porque uma pessoa ressona. Em geral, os roncadores têm (pelo menos) um dos seguintes problemas:
- Hipotonia (perda de tónus/força) dos músculos da garganta ou língua, em que a língua cai para trás e obstrui a via aérea superior;
- Excessivo desenvolvimento dos tecidos da garganta (por exemplo das amígdalas);
- Obstrução nasal ou deformações nasais (septo desviado);
- Palato mole e úvula excessivamente comprida;
- Consumo de tabaco/álcool (que são irritantes para a mucosa);
- Excesso de peso.
O ronco pode ser importante?
A intensidade do ronco pode ser muito elevada, o que é muito desagradável e pode levar a problemas graves de conveniência em casal.
Além disso, o ronco pode estar associado a pausas respiratórias noturnas (como a apneia do sono) e provocar sonolência excessiva diurna, irritabilidade e outros problemas como doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes.
Como se trata do ronco?
O tratamento baseia-se no diagnóstico da causa. Quando falamos em roncopatia sem outros problemas de saúde associados, um Médico Dentista diferenciado na área do sono, pode fazer um aparelho (dispositivo de avanço mandibular) que ajuda a não ressonar tanto durante a noite e, consequentemente, a dormir melhor.
Além disso, existem ações comportamentais que podem ser adotados no nosso dia-a-dia que ajudam a diminuir o ronco, tais como:
- Não comer demasiado, três horas antes de dormir;
- Não ingerir bebidas alcoólicas antes de dormir;
- Evitar o consumo de tabaco (também por questão de saúde geral)
- Praticar atividade física regular, como por exemplo caminhadas no inicio ou final do dia;
- Tentar dormir de lado ao invés de barriga para cima.
O ronco crónico resulta em grandes problemas de saúde e exige especial atenção.
Se apresentar algumas das condições mencionadas neste artigo blog, procure ajuda. Melhore a sua qualidade de sono e de vida!
Por: Lurdes Veloso, MD Disfunção Temporomandibular, Dor Orofacial e Medicina Dentária do Sono – Cédula Profissional nº 9343