Se tem dúvidas quanto à colocação de Implantes Dentários, eu explico todo o processo
O que é um implante dentário?
Os implantes dentários são peças de metal, biocompatível, que eu posiciono cirurgicamente no osso, para substituir as raízes dentárias.
São indicados para pacientes com perda de um único dente, perda parcial ou total de dentes.
Em caso de:
Perda de um único dente:
Apesar da ausência de um só dente, podem surgir problemas como reabsorção óssea, alteração na estética do sorriso, desequilíbrio na oclusão ou alteração da posição dos dentes vizinhos. O dente perdido deve ser substituído com a maior brevidade possível, para evitar este tipo de problemas.
Perda de mais de três dentes:
Neste caso, podem ser colocados dois implantes dentários numa ponte de três dentes, sendo que o dente intermédio fica suportado pelos implantes dentários adjacentes.
Perda de todos os dentes:
Nesta situação, geralmente implica a colocação de mais implantes dentários (4 a 8) para suportar uma prótese cerâmica total fixa, com doze dentes.
Este tipo de reabilitação permite uma melhoria significativa na qualidade de vida, recuperação das funções mastigatórias e claro… um sorriso bonito
Que tipo de implantes dentários utilizo?
Sempre, implantes em titânio.
Porquê?! O titânio é um material que apresenta elevada biocompatibilidade, o que minimiza a possibilidade de rejeição por parte do organismo. Para além da biocompatibilidade, também é um material com elevada resistência ao processo de corrosão.
Quais as etapas na colocação de implantes dentários, na Clínica Delille?
Primeira consulta.
Consulta de Plano de Tratamento de Cirurgia Oral, comigo.
Nesta consulta faço um CBCT (exame 3D) ao paciente para me auxiliar no diagnóstico e avaliação da saúde oral do paciente e osso disponível, tanto em quantidade como em qualidade.
Elaboro o plano de tratamento, onde descrevo todas as etapas do tratamento e respectivos valores.
Depois do plano de tratamento aprovado: pode marcar a sua consulta de colocação de implantes dentários.
O dia da cirurgia
Antes de iniciar a cirurgia, realizo um scan intra-oral, que me permite criar um modelo 3D da boca do paciente e criar uma guia-cirúrgica, em caso de cargas imediatas (todos os dentes “num só dia”).
Esta guia-cirúrgica permite-me colocar os implantes dentários o mais preciso e seguro possível. Anestesio localmente, para o paciente não sentir qualquer tipo de dor ou desconforto e inicio a cirurgia.
Neste dia, o paciente já volta para casa com uma prótese provisória, que será substituída por uma prótese definitiva futuramente.
Pós cirurgia.
Após uma semana, o paciente tem uma consulta de controlo e verifico se o paciente cumpriu com todas as recomendações pós-operatórias.
O dia mais esperado: o dia da colocação do novo sorriso.
Neste dia substituo ao paciente a prótese provisória (colocada no dia da cirurgia) por uma prótese definitiva cerâmica, com material altamente estético e duradouro.
Depois de uma intervenção cirúrgica, é fundamental que mantenha uma excelente higiene oral. 🙂
Por: Francisco Delille, Director Clínico de Clínica Delille e Médico Dentista especialista em Cirurgia Oral – Cédula Profissional OMD nº 887