Abcessos dentários – Saiba como recuperar o conforto.

O que é um abcesso dentário?

Um abcesso dentário consiste num processo infecioso com formação de pus associado a uma lesão, que geralmente provoca dor. Este pode originar-se na extremidade da raiz (abcesso periapical) ou nos tecidos envolvente da raiz, como a gengiva (abcesso periodontal). Neste caso iremos abordar os abcessos periapicais, que podem apresentar-se sob a forma aguda ou crónica.

O que dá origem a um abcesso dentário?

A principal causa de um abcesso periapical agudo é a presença de microorganismos no interior dos canais, que pode decorrer de uma cárie extensa não tratada.
Pode, também, resultar de um tratamento endodôntico (conhecido por “desvitalização”) insatisfatório, cuja lesão antiga, assintomática, não curou.

Quais são os sintomas de um abcesso dentário?

• Abcesso periapicalagudo: como o nome indica, resulta de uma agressão mais violenta, e apresenta, consequentemente, uma reação mais intensa. Tem um início rápido, com dor espontânea intensa, dor à mastigação ou dor ao trincar. Geralmente, apresenta edema de intensidade variável, ou seja, pode inchar a cara ou apenas a região em torno do dente.
  • Abcessoperiapical crónico: não apresenta sintomas tão evidentes. Pode desenvolver-se durante meses até que o paciente sinta algum desconforto. Geralmente é indolor ou provoca dor ligeira/ desconforto. Uma característica clássica é a presença de uma fístula pela qual drena o pus, que tem uma aparência semelhante à de uma borbulha na gengiva.

Independentemente da sua forma, aguda ou crónica, é fundamental o seu tratamento, uma vez que as consequências que poderão advir caso não seja tratado são, de igual forma, nocivas para a sua saúde.

Os casos mais graves poderão apresentar um quadro clínico mais agressivo, com trismos (dificuldade em abrir a boca), febre, dificuldade na deglutição, sensibilidade e inchaço dos gânglios na região da mandíbula ou do pescoço e complicações sistémicas.

Como é realizado o tratamento de um abcesso dentário?

Se o dente apresentar condições e estrutura dentária suficientes, que não indiquem a sua extração, a primeira coisa a realizar é a drenagem do conteúdo purulento e, posteriormente, a realização do tratamento endodôntico (“desvitalização”).

Em casos mais exuberantes, poderá haver a necessidade de medicar o paciente previamente à realização do tratamento. Após a realização deste tratamento inicial, que poderá necessitar de uma ou duas sessões, o dente terá que ser restaurado, de forma a devolver a função mastigatória.

Se não tratar um abcesso dentário, o que pode acontecer?

Se um abcesso periapical não for devidamente tratado, poderão surgir complicações sistémicas com disseminação da infeção, que poderá mesmo colocar em risco a vida do paciente.

Caso não consiga ter consulta com o seu Médico Dentista e apresentar febre e inchaço da cara, ou perante uma situação em que tenha dificuldade em respirar ou engolir, dirija-se às urgências.

A prevenção é fundamental, pelo que deve manter uma correta higiene oral, uma boa alimentação e realizar consultas de manutenção regulares, de forma a manter a sua saúde oral.

Lembre-se que os problemas relacionados com a saúde oral, afetam todo o nosso organismo.

Se surgir alguma questão, conte connosco. Estamos aqui para ajudar.

Por: Margarida Carvalho, Dentisteria Estética – Cédula nº 13313