As perguntas que deve fazer antes de colocar Implantes Dentários
Em que situações os implantes dentários são recomendados?
Os implantes dentários são atualmente a solução ideal para a reabilitação de zonas com ausência de um ou mais dentes.
Quais as vantagens de ser reabilitado com implantes?
Para além do ponto de vista funcional e mastigatório, também conseguimos uma melhoria estética que contribui para um maior conforto social e psicológico do paciente.
Existe algum risco em colocar implantes dentários?
Os implantes dentários, funcionam praticamente como dentes naturais e não trazem nenhum risco de saúde para o paciente uma vez que são totalmente biocompatíveis com o nosso organismo. Conseguem-se até reproduzir dentes quase iguais aos dentes naturais graças às tecnologias atuais de cerâmica. Tem até a vantagem de não sofrer de cárie dentária! No entanto, em algumas situações de defeitos ósseos, a anatomia dos dentes tem de ser adaptada. Assim, é fundamental que o desenho da coroa dentária facilite a higienização diária do paciente, reduzindo a formação de placa bacteriana e possíveis riscos de inflamação. As manutenções periódicas, de seis em seis meses, são fundamentais não só para a manutenção do implante como de toda a saúde oral
As coroas dentárias são colocadas no dia da cirurgia?
No dia da cirurgia de colocação de implantes é possível reabilitar de imediato. Contudo, esta primeira reabilitação é provisória, ou seja, são colocados dentes fixos no próprio dia, mas é necessário que os tecidos duros (osso) e moles (gengiva) se adaptem até ao momento da reabilitação definitiva. Esta última reabilitação, a definitiva, para além de devolver em pleno a função mastigatória também reabilita totalmente o paciente a nível estético.
Que tipo de técnica utilizo para a colocação do(s) implante(s)?
É necessário planear cada caso clínico individualmente, tendo em conta fatores como a condição de saúde oral, hábitos funcionais e expectativas do paciente. No entanto, procuramos sempre que possível uma abordagem minimamente invasiva. Atualmente, os meios de diagnóstico digitais vieram tornar possível planificar com elevada precisão a cirurgia de colocação de implantes. Na Clínica Delille todos os pacientes candidatos a reabilitação oral fixa, são sujeitos a uma análise digital – Workflow Digital – para conseguirmos planear com detalhe e perspetivar o resultado final.
E se o paciente tiver pouco osso na zona desdentada?
Na reabilitação de casos complexos, podemos ter de recorrer a técnicas de regeneração óssea. Esta pode ser prévia ou simultânea à cirurgia de colocação de implantes dentários. A regeneração óssea deve ser entendida como parte do processo de reabilitação oral (a perda dentária está sempre associada a alterações do volume do osso maxilar). Nestes casos é necessária a compreensão e cooperação do paciente, uma vez que os pós-operatórios após as cirurgias são mais delicados. Apenas desta forma é possível, muitas vezes, assegurar uma reabilitação fixa e estética com previsibilidade de duração a longo prazo e menos riscos.
Se surgir alguma dúvida, conte connosco. Estamos aqui para ajudar.
Por: Francisco Delille, Director Clínico de Clínica Delille e Médico Dentista especialista em Cirurgia Oral – Cédula Profissional OMD nº 887