Se está a pensar colocar Implantes Dentários, saiba tudo sobre este Tratamento!

Se está a pensar colocar Implantes Dentários, saiba tudo sobre este Tratamento!

Antes demais, o que é um Implante Dentário?

Um Implante Dentário é uma peça de titânio (metal com excelente biocompatibilidade) que se aparafusa dentro do osso do maxilar superior e/ou inferior e que vai substituir a raiz dos nossos dentes.

Qual o procedimento que se utiliza para a colocação de implantes dentários?

Geralmente, consideramos quatro fases neste processo:

  1. Fase de Diagnóstico e Plano de Tratamento.
    Antes de qualquer intervenção, preparamos o caso.
    Um correcto diagnóstico e a elaboração de um plano de tratamento individual são fundamentais.
    Na primeira consulta, analisa-se a história clínica médica e dentária do paciente, com base na Ortopantomografica Panorâmica Digital (Raio-X). O planeamento da cirurgia baseia-se além disso num exame 3D (CBCT) e fotografias intra e extra-orais que complementam o diagnóstico.
  2. Fase Cirúrgica – O dia da colocação dos Implantes!
    Esta é feita mediante anestesia local, com ou sem sedação, para haver o mínimo de desconforto do paciente e total ausência de dor. Geralmente, no pós-operatório, pode haver uma ligeira inflamação e inchaço na área que sofreu intervenção cirúrgica. A medicação ajuda a uma recuperação quase imediata e o paciente mantém a sua vida normal, com poucas restrições.
    Algumas recomendações para minimizar possíveis riscos pós cirúrgicos: tomar a medicação indicada; aplicar gelo sobre a zona que sofreu intervenção cirúrgica; evitar exposições solares ou fontes de calor; reforçar os cuidados de higiene oral e optar por ma alimentação mais mole durante os primeiros dias pós-cirurgia.
  3. Fase de Reabilitação Oral.
    Consiste na colocação das coroas/pontes sobre os implantes já colocados.
    Na maior parte dos casos de reabilitação total, esta fase inicia-se no mesmo dia da cirurgia. Caso contrário, é realizada após 3 meses (que por norma é o tempo que o osso necessita para se unir de forma estável ao implante dentário e torná-lo capaz de resistir às forças mastigatórias).
  4. Fase de Controlo e Manutenção.
    Apesar de ser a última etapa, não é menos importante… muito pelo contrário!
    Uma vez que a manutenção garante que o implante se mantenha por muitos e longos anos, é realmente fundamental ter cuidados diários e visitar, regularmente ou sempre que necessário a sua Higienista Oral.

Estime os seus dentes naturais, pois continuam a ser os “melhores implantes” do mundo!

Se surgir alguma dúvida, conte connosco. Estamos aqui para ajudar.

Por: Francisco Delille, Director Clínico de Clínica Delille e Médico Dentista especialista em Cirurgia Oral – Cédula Profissional OMD nº 887