Destartarização – Conheça o tratamento que lhe oferece um sorriso mais bonito.

Destartarização – Conheça o tratamento que lhe oferece um sorriso mais bonito.

Para que o nosso sorriso seja bonito, é fundamental que receba cuidados essenciais para manter uma boa saúde oral. Um sorriso bonito e saudável é aquele que recebe cuidados em casa e no consultório, através da correta higiene oral e visitas regulares ao Higienista Oral e/ou Médico Dentista.

O acompanhamento regular é fundamental para que, caso seja necessário, haja intervenções feitas atempadamente a fim de combater problemas já existentes e/ou prevenir problemas que possam surgir no futuro.

Higiene Oral.

A boa saúde oral dos dentes passa por uma higiene oral cuidada. Os restos de alimentos que se acumulam, podem estimular a proliferação de bactérias que por sua vez podem provocar cárie(s) dentária(s) e mau hálito. Por isso, lave os dentes e a língua após cada refeição, em movimentos circulares, sem esquecer o fio dentário.

Pasta Dentífrica.

É importante que a pasta dentífrica tenha flúor (concentração mínima de 1450 ppm para adulto), pois permite a remineralização dentária. Quanto à quantidade, o indicado (para adulto) é o equivalente ao tamanho de uma ervilha.

Escova de Dentes.

Existem imensas opções e modelos distintos no mercado. Pode optar por uma escova manual ou eléctrica. É importante que a cabeça da escova seja pequena e as cerdas sejam macias, assim será mais fácil alcançar todas as regiões da boca.

Visitas regulares.

A visita regular ao Médico Dentista e/ou Higienista Oral é uma necessidade e um hábito. A saúde oral está intimamente ligada ao bem-estar geral de cada um de nós, sendo um factor que contribui para manter ou restabelecer as condições físicas, emocionais e sociais necessárias ao aumento das nossas capacidades individuais, melhorando a nossa qualidade de vida.

Destartarização.

Para além do rastreio de cárie, doenças das gengivas ou outras, na consulta de Higiene Oral também é realizada a Destartarização – remoção de toda a placa bacteriana, do tártaro (supra e infragengival) e possíveis manchas, com auxílio de um ultrassons/curetas, podendo também ser utilizado o jato de bicarbonato/glicina, finalizando com o polimento dentário. De acordo com as necessidades de cada paciente, após a destartarização, pode ser ainda aplicado flúor, selantes de fissuras ou produtos de sensibilidade dentária. Esta consulta é aconselhada de 6 em 6 meses. Contudo, este período pode ser ajustado às necessidades de cada paciente.

Alimentação.

Mantenha uma alimentação saudável. Uma dieta completa, equilibrada e variada é fundamental para um bom estado nutricional. Evite produtos processados e com alto teor de açúcar.

Lembre-se, uma boca saudável, reflete um organismo saudável.

Se surgir alguma questão, disponha. Estamos aqui para ajudar.

Por:
Fernanda Antunes, Higienista Oral – Cédula nº C-0377937081
Joana Reis, Higienista Oral – Cédula nº C-045617082