Facetas Dentárias diretas e indiretas – Qual a diferença? De que material são feitas? Como são aplicadas? Quanto custam?

Facetas Dentárias diretas e indiretas – Qual a diferença? De que material são feitas? Como são aplicadas? Quanto custam?

O que são Facetas Dentárias?

A reabilitação com facetas dentárias é um dos tratamentos mais procurados pelos nossos pacientes, uma vez que permite alterar a aparência e corrigir problemas estéticos sem comprometer a função e estrutura natural dos dentes. É um procedimento indolor e relativamente simples, mas de elevada exigência técnica, tanto do Médico Dentista como do Técnico de Prótese Dentária.


Hoje em dia a colocação de Facetas Dentárias é possível com recurso a técnicas minimamente invasivas, ou seja, com pouco ou nenhum desgaste dos dentes naturais, dependendo do caso.


Que tipos de Facetas Dentárias existem na Clínica Delille?

Na Clínica Delille realizamos dois tipos de Facetas Dentárias: Facetas em resina composta (direta) e Facetas em cerâmica (indireta). Ambas têm a capacidade de mudar a cor, forma e tamanho dos dentes.


Qual a diferença entre facetas em resina composta e facetas em cerâmica?

Facetas em resina composta (direta):

  • realizadas em consultório pelo Médico Dentista;
  • material: resina composta;
  • desgaste minimamente invasivo ou sem desgaste;
  • tratamento pode ser realizado numa única consulta
  • bom resultado estético;
  • necessidade de manutenção e polimento regularmente;
  • tratamento mais económico.
(Exemplo de “Antes e Depois”: Colocação de 4 facetas em resina composta)

Facetas em cerâmica (indireta):

  • realizadas por um laboratório de prótese dentária especializado e aplicadas em consultório pelo Médico Dentista;
  • material: cerâmica;
  • desgaste minimamente invasivo;
  • são necessárias aproximadamente 3-4 consultas;
  • resultado estético superior;
  • durabilidade e resistência superior;
  • tratamento mais dispendioso.

Como são aplicadas as Facetas Dentárias?

A consulta de diagnóstico é o primeiro passo para o paciente manifestar os seus desejos e expectativas. O médico dentista nesta consulta começa por avaliar a situação de saúde oral do paciente e realiza registos fotográficos e exames radiográficos.

A partir deste momento é realizado um estudo individual de cada caso e apresentada uma proposta que vá de encontro às expectativas do paciente.

Depois do plano de tratamento aceite, é realizado (independentemente do tipo de facetas selecionadas) o “mock-up” – que consiste numa simulação que é feita diretamente em boca (sem qualquer desgaste dentário) apenas adicionando um material que permite ao paciente ter uma previsão do resultado final do tratamento. Esta etapa é fundamental.

Após o “mock-up” aprovado, avançamos então com a fase seguinte.

  • No caso de Facetas em Resina Composta:
    O tratamento pode ser realizado, com recurso a resina composta, numa única consulta.

  • No caso de Facetas Cerâmicas:
  1. Os dentes são preparados pelo Médico Dentista, para receber as peças cerâmicas que irão ser realizadas pelo Técnico de Prótese Dentária especializado.
  2. Entre esta consulta e a consulta de colocação das facetas dentárias definitivas existe um período de tempo que, dependendo do número de facetas dentárias, pode durar aproximadamente duas semanas – tempo necessário para o Técnico de Prótese Dentária criar as peças cerâmicas com atenção ao mais pequeno detalhe!
    (Durante este tempo terá facetas dentárias provisórias.)
  3. No dia da colocação das facetas dentárias definitivas, o Médico Dentista procede ao isolamento dos dentes e adesão de cada faceta dentária individualmente aos dentes naturais.

Quanto custa um tratamento de Facetas Dentárias?

O valor deste tratamento varia de acordo com os seguintes fatores:

  • Número de Facetas Dentárias:
    Por vezes, uma só faceta dentária não é suficiente para atingir o resultado desejado. Em muitos casos é necessário colocar facetas dentárias em vários dentes para conseguir um sorriso equilibrado.
    Cada caso deve ser analisado individualmente.
  • Material utilizado:
    A cerâmica é um material mais dispendioso e mais resistente que a resina composta e necessita de trabalho laboratorial e maquinaria de ponta para a sua confeção.

Uma reabilitação oral desta natureza é um investimento na qualidade de vida dos nossos pacientes. É também por isso que este tipo de tratamento personalizado e estético é dos tratamentos mais eficazes para conseguir o sorriso que sempre desejou.


Para o manter por muitos e longos anos, deve assegurar sempre uma boa higiene oral, usar o fio dentário e visitar regularmente o seu Médico Dentista.


Por: Nadine Caetano, MD Dentisteria e Reabilitação Oral Estética – Cédula Profissional nº 9383