O que precisa de saber sobre Facetas Dentárias.

O que precisa de saber sobre Facetas Dentárias.

As facetas dentárias são, actualmente o tratamento premium da estética dentária que nos permite alterar e melhorar o sorriso de forma minimamente invasiva e com um resultado natural.

“Dra. Ana, quanto custa colocar facetas?” – Esta é a pergunta mais frequente que os pacientes me colocam. O valor do tratamento com facetas dentárias depende do tipo de cerâmica utilizada e do números de dentes em que iremos trabalhar.

Para além do valor, estas são outras perguntas frequentes:

Quais são as vantagens deste tratamento?
Permite corrigir a forma, tamanho e cor dos dentes naturais ou de dentes que já sofreram vários tratamentos e por isso apresentam uma estrutura mais frágil, reforçando-os.

Quanto tempo duram as facetas dentárias?
A duração é realmente algo difícil de determinar.


Cada caso é um caso, mas os bons hábitos de higiene oral, o tipo de dente natural e a forma e protocolo como são colocadas as facetas dentárias são factores que contribuem para uma maior durabilidade do tratamento.

Mas… cada caso deve ser discutido, individualmente.

O primeiro passo é marcar uma consulta de Plano de Tratamento, onde serão recolhidas todas as informações que precisamos – Radiografias e Fotografias (intra-orais e extra-orais) – para analisar o seu caso especificamente.

Na segunda consulta, já depois do planeamento, fazemos um mock-up em boca. Mas o que é um mock-up? O mock-up permite visualizar previamente o resultado final directamente na boca, sem que haja qualquer intervenção nos dentes naturais. Este mock-up permite-lhe definir comigo o que gostaria de alterar no seu sorriso final. É como um ensaio. 🙂


É fundamental que estejamos em sintonia, porque a beleza é algo muito pessoal e o que eu acho bonito, o paciente pode não achar tão bonito e é nesta consulta de mock-up que podemos discutir todos os pormenores e gostos. Para mim, é essencial compreender o que o paciente pretende, qual o seu sorriso de sonho para o conseguir alcançar. Só assim, com uma boa comunicação, vamos conseguir um resultado final de sucesso.

A partir daí, programamos a preparação e colocação das suas facetas dentárias. 🙂

Qualquer dúvida que tenha, conte connosco. Estamos aqui para o ajudar. 🙂

Por: Ana Teresa Rente, MD, Dentisteria e Reabilitação Oral Estética – Cédula Profissional OMD nº 5461