Atenção à quantidade de açúcar ingerida pelos nossos pequenos, nestes momentos de isolamento

Atenção à quantidade de açúcar ingerida pelos nossos pequenos, nestes momentos de isolamento

Mamãs e Papás, o momento presente é provavelmente um dos momentos mais “estranhos” que já vivemos, e ter os nossos filhotes em casa 24 horas/dia pode levar a um aumento do risco de cárie, pelo tipo de alimentação que eles podem ter tendência a fazer.
Neste artigo irei explicar alguns cuidados que devem ter relativamente à saúde oral dos vossos filhos. 🙂

É muito importante que tenham consciência que os restos dos alimentos ficam retidos e aderidos aos dentes das crianças muito tempo, e que restos de hidratos de carbono (bolos, bolachas, cereais, etc) são altamente cariogénicos, ou seja, são os açúcares preferidos das bactérias orais, que depois de os fermentarem, produzem ácidos que vão ser responsáveis pela produção de cavidades – as cáries. Por este motivo é realmente importante que tenham alguns cuidados:

  • Como estão em casa as crianças têm mais tendência a fazerem “snacks”, ou seja, estarem sempre a comer alimentos em pequenas quantidades. O problema é quando os alimentos que elas mais nos pedem são bolos, bolachas, cereais ou similares, que têm grandes quantidades de sacarose e que são por definição alimentos “adesivos” ou seja, são capazes de se colarem aos dentes e aí ficarem períodos de tempo longos.
  • Outra questão importante é que sempre depois de comermos (seja o que for) há uma descida do pH da nossa boca, o que leva a que o ambiente fique mais ácido, e portanto a desmineralização progrida rapidamente. As crianças não devem estar sempre a comer, uma vez que se o fizerem, a boca deles terá quase sempre valores de pH muito baixos.

O que podemos então fazer?

  • Fazer 5/6 refeições diárias e evitar comer entre elas.
  • Ter em conta a roda dos alimentos – se for possível a refeição do meio da manhã e o lanche deve conter fruta ou vegetais (funciona muito bem cá em casa a cenoura crua).
  • Não esquecer a sopa nas refeições principais e a fruta como sobremesa.
  • Evitar os cereais (por curiosidade vejam com atenção os rótulos dos cereais que dão aos vossos filhos e vejam a quantos pacotes de açúcar correspondem as gramas que estão incluídas). É preferível pão com qualquer coisa – fiambre, queijo, manteiga, doce.
  • Proibido haver refrigerantes como bebida à refeição! Para além de terem imenso açúcar ainda são bebidas ácidas…!
  • Evitar as bolachas que tenham chocolate. Se tiverem hipótese prefiram, por exemplo, as bolachas marinheiras – por aqui com bastante sucesso!
  • Não estimulem o consumo de leite com aditivos – chocolate, açúcar, mel, etc. Se a criança aceitar leite simples, é ótimo!

E claro, lavar os dentes depois do pequeno-almoço, depois do almoço e antes de ir para a cama é obrigatório! Lavar 2 minutos, passar o fio dentário (na escovagem da noite), não bochechar depois de lavar – apenas cuspir o excesso de pasta e não comer (e idealmente não beber) nada depois de lavar!

Se tiverem alguma dúvida mais específica, deixem-na nos comentários, que terei todo o prazer em elucidar-vos! 🙂

Um grande beijinho e fiquem bem!

Por: Andreia Figueiredo, DDS, MSc, PhD, Especialista em Odontopediatria – Cédula Profissional nº 5575