ortodontia-clinica-delille-tratamentos-medicina-dentaria

Ortodontia

A Ortodontia é a área da Medicina Dentária que se dedica à correcção do posicionamento dos dentes, permitindo aperfeiçoar quer a função mastigatória, quer a estética. O tratamento ortodontico tem como objectivo corrigir a estética e a fonética, melhorar a oclusão dentária e problemas articulares, promover uma melhor distribuição das forças exercidas sobre os dentes, protegendo-os de traumas.

A Ortodontia diagnostica e previne o tratamento dos problemas causados por dentes que não têm um harmonioso alinhamento nas arcadas dentárias. O procedimento consiste na utilização de aparatologia, na qual, se aplica uma força suave sobre os dentes, que possibilita o seu movimento para uma posição.

A existência de apinhamento ou desalinhamento dentário pode originar cáries e problemas periodontais (a nível das gengivas) por dificuldade de higiene, com consequente perda ou destruição dentária.

A Clínica Delille disponibiliza vários tipos de tratamentos ortodonticos, desde os mais convencionais, os estéticos e a mais recente tecnologia de alinhadores invisíveis – Invisalign.

Para que serve o aparelho ortodontico?
Melhoria Estética Os problemas ortodônticos têm, muitas vezes, consequências ao nível social e profissional, levando a situações de restrição/inibição do sorriso por vergonha. O tratamento ortodôntico adequado permite uma acentuada melhoria da aparência dentofacial, contribuindo para um elevado aumento da autoestimado paciente. Melhorar a Higiene Oral Os dentes apinhados ou mal alinhados tornam a higiene oral uma tarefa bem mais difícil.Ao corrigir o mau posicionamento, o tratamento ortodônticopossibilita uma melhoria da higiene oral, prevenindo o aparecimento de cáries extensas e doenças nas gengivas que, nos casos mais graves, podem levar a perda de dentes. Aumento da Eficiência Mastigatória O restabelecimento de uma relação correta entre os dentes superiores e inferiores traduz-se numa maior eficiência mastigatória, eliminando a dificuldade ou incapacidade de mastigar certos alimentos e permitindo uma nutrição mais adequada. Melhorar a Fonação e Respiração O restabelecimento da oclusão evita e elimina problemas de respiração, o que se traduz numa melhoria da comunicação verbal, com consequências evidentes na atitude e bem-estar do paciente ao nível social. Prevenção de Danos na Articulação Temporomandibular Em alguns casos, o tratamento ortodôntico evita complicações na articulação temporomandibular (a articulação que permite a união da mandíbula com o crânio, mais concretamente com o osso temporal), que pode estar na origem de dor crónica na cabeça, face, pescoço ou ouvidos, bem como de tonturas, enjoos e limitações na abertura e fecho na boca.
Como sei se preciso de tratamento ortodontico?
Apenas o seu dentista ou ortodontista poderá determinar se pode beneficiar de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso dos seus dentes e fotografias e radiografias especiais, o ortodontista ou dentista poderá decidir se a ortodontia é recomendável, e desenvolver um plano de tratamento mais adequado ao seu caso. Se apresenta algum dos problemas abaixo, pode ser um candidato para o tratamento ortodôntico: Sobremordida — este problema é caracterizado por um excesso vertical da região anterior da maxila e/ou uma sobre-erupção dos dentes dessa região. Nos casos de sobremordida, os dentes anteriores superiores recobrem quase 100% dos dentes inferiores, conferindo um sorriso desagradável e problemas mastigatórios. Os dentes inferiores podem, inclusive, estar tocando no palato e na gengiva do arco superior. Mordida cruzada anterior — uma aparência de "bulldog", quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás. Mordida cruzada — ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente. Mordida aberta — espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam. Desvio de linha mediana — ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior. Diastema — falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca. Apinhamento — ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena.
O que é o aparelho invísivel Invisalign?
A Clínica Delille trabalha com o aparelho invisível e removível Invisalign. É a mais recente inovação na área da correção dentária (Ortodontia). Trata-se de um tratamento alternativo aos tradicionais aparelhos metalizados, invisível mas com os mesmos resultados. Como funciona Para cada paciente são especificamente criados aparelhos alinhadores removíveis e transparentes, substituídos quinzenalmente pelo próprio paciente. À medida que o processo de correção dentária vai avançando e com a substituição progressiva dos aparelhos alinhadores, os dentes vão-se movimentando, semana a semana, até estarem perfeitamente alinhados. Vantagens É discreto, confortável e muito fácil de usar. Trata-se de uma abordagem menos invasiva da correção dentária, tornando-se uma alternativa mais discreta aos aparelhos de metal. Além do efeito estético de invisibilidade, são muito fáceis de colocar e de remover. A sua substituição é feita de duas em duas semanas pelo próprio paciente, reduzindo o número de deslocações à clínica. Vai ser difícil perceberem que o está a usar e pode mesmo tirá-lo para comer e fazer a sua higiene oral e a do próprio aparelho.
Aparelho metálico ou estético?
Cada vez mais pacientes têm procurado a Ortodontia em busca dos Aparelhos Estéticos, seja para fugir da popularização do sorriso metálico ou, simplesmente, porque não querem que o aparelho cause uma poluição visual na sua imagem.A Clínica Delille trabalha com vários tipos de aparelhos ortodonticos, nomeadamente, o aparelho tradicional de metal, aparelho estético de cerâmica e Invisalign.

Agende a sua consulta online

Casos Clínicos

    Marque a sua consulta
    Quando agendar online receberá um contacto das nossas rececionistas para confirmar a disponibilidade de horário ou reagendar para outra hora/data. A consulta apenas se tornará marcada no fim desse contacto.

    Primeira consulta na Clínica Delille