Implantologia
A Implantologia é a área que se dedica à recuperação da função mastigatória, da fala e estética, através da colocação de implantes dentários.
O que são implantes dentários?
Os implantes dentários são peças de metal, biocompatíveis, que eu posiciono cirurgicamente no osso, para substituir as raízes dentárias.
São indicados para pacientes com perda de um único dente, perda parcial ou total de dentes.
Posso ter “dentes fixos” no próprio dia?
Sim, mas nem todas as pessoas podem colocar implantes e dentes no mesmo dia. Para isso o paciente tem que ter quantidade e qualidade suficiente de osso.
Quando existe osso na região inferior normalmente é possível, pois o osso da mandíbula é mais duro (menos poroso). Já a maxila é um osso mais poroso e por isso a fixação do implante é mais difícil.
Então para a colocação de implantes imediatos é necessário avaliar a quantidade óssea, o número de implantes e os dentes que serão colocados
Em que situações os implantes dentários são recomendados?
Os implantes dentários são atualmente a solução ideal para a reabilitação de zonas com ausência de um ou mais dentes. Em caso de:
Perda de um único dente:
Apesar da ausência de um só dente, podem surgir problemas como reabsorção óssea, alteração na estética do sorriso, desequilíbrio na oclusão ou alteração da posição dos dentes vizinhos. O dente perdido deve ser substituído com a maior brevidade possível, para evitar este tipo de problemas.
Perda de mais de três dentes:
Neste caso, podem ser colocados dois implantes dentários numa ponte de três dentes, sendo que o dente intermédio fica suportado pelos implantes dentários adjacentes.
Perda de todos os dentes:
Nesta situação, geralmente implica a colocação de mais implantes dentários (quatro a oito) para suportar uma prótese cerâmica total fixa, com doze dentes.
Este tipo de reabilitação em implantologia permite uma melhoria significativa na qualidade de vida, recuperação da função mastigatória e claro… um sorriso bonito.
Qual o procedimento que se utiliza para a colocação de implantes dentários?
Geralmente, consideramos quatro fases neste processo:
Antes de qualquer intervenção, preparamos o caso. Um correto diagnóstico e a elaboração de um plano de tratamento individual de implantologia são fundamentais.
Na primeira consulta, analisa-se a história clínica médica e dentária do paciente, com base na Ortopantomografica Panorâmica Digital (Raio-X). O planeamento da cirurgia baseia-se além disso num exame 3D (CBCT) e fotografias intra e extra-orais que complementam o diagnóstico.
Esta é feita mediante anestesia local, com ou sem sedação, para haver o mínimo de desconforto do paciente e total ausência de dor. Geralmente, no pós-operatório, pode haver uma ligeira inflamação e inchaço na área que sofreu intervenção cirúrgica. A medicação ajuda a uma recuperação quase imediata e o paciente mantém a sua vida normal, com poucas restrições.
Algumas recomendações após o tratamento de implantologia para minimizar possíveis riscos pós cirúrgicos: tomar a medicação indicada; aplicar gelo sobre a zona que sofreu intervenção cirúrgica; evitar exposições solares ou fontes de calor; reforçar os cuidados de higiene oral e optar por ma alimentação mais mole durante os primeiros dias pós-cirurgia.
Consiste na colocação das coroas/pontes sobre os implantes já colocados.
Na maior parte dos casos de reabilitação total, esta fase inicia-se no mesmo dia da cirurgia. Caso contrário, é realizada após 3 meses (que por norma é o tempo que o osso necessita para se unir de forma estável ao implante dentário e torná-lo capaz de resistir às forças mastigatórias).
Apesar de ser a última etapa, não é menos importante… muito pelo contrário!
Uma vez que a manutenção garante que o implante se mantenha por muitos e longos anos, é realmente fundamental ter cuidados diários e visitar, regularmente ou sempre que necessário a sua Higienista Oral.
O que é a Carga Imediata?
A Carga Imediata é na verdade um protocolo. Consiste na realização de cirurgia de colocação de implantes dentários de manhã e colocação de ponte (prótese fixa), à tarde. Este protocolo permite ao paciente recuperar (de imediato) a função mastigatória e melhorar a sua aparência estética – em menos de 1 dia.
Esta técnica é aconselhada a pacientes que têm um estado avançado de perda de dentes ou ausência total de dentes.
Exemplo de caso clínico de dupla carga imediata.
Quais as vantagens de ser reabilitado com implantes?
Existe algum risco em colocar implantes dentários?
Assim, é fundamental que o desenho da coroa dentária facilite a higienização diária do paciente, reduzindo a formação de placa bacteriana e possíveis riscos de inflamação. As manutenções periódicas, de seis em seis meses, são fundamentais não só para a manutenção do implante como de toda a saúde oral.