Cárie Dentária – Porque aparecem e como tratá-las.

O que é uma cárie dentária?

A cárie dentária é uma doença da cavidade oral que afeta quase 90% da população. É provocada pela ação de determinadas bactérias que podem originar a destruição parcial ou total do dente.

A presença dessas bactérias na boca, associada a uma alimentação inadequada e a uma higiene oral deficiente facilita o seu aparecimento.

Como surge e desenvolve a cárie dentária?

Fase I (Mancha branca na superfície do dente)

Tudo começa de forma discreta. A cárie surge com o aparecimento de áreas esbranquiçadas e opacas na superfície do dente, devido à presença de placa bacteriana. As bactérias cariogénicas começam a decompor o açúcar presente nos alimentos ingeridos, libertando ácidos que causam a deterioração do esmalte dentário.

Nesta fase de desenvolvimento, a cárie dentária ainda é reversível. Realizando uma escovagem correta, utilizando uma pasta dentífrica adequada e através da aplicação tópica de flúor temos a possibilidade de travar a evolução da cárie.

cárie dentária

Fase II (Cárie dentária no esmalte)

Nesta fase, a lesão de cárie dentária afeta irreversivelmente a camada mais superficial do dente – o esmalte. Deverá ser realizada uma restauração dentária para travar a evolução da cárie e prevenir sintomas dolorosos.

Fase III (Cárie dentária na dentina)

Nesta fase a lesão progride até à dentina, camada interna do dente que protege a polpa dentária. Quando tal acontece, a dor pode intensificar e o tratamento dentário é urgente para evitar complicações.

Fase IV (Invasão da polpa dentária)

Nesta fase, ocorre a invasão do núcleo do dente, a polpa dentária, que é constituída por tecidos e células vivas, que lhe conferem a vitalidade.
Assim, verificando-se que a vitalidade dentária está comprometida deverá ser realizado o tratamento do canal radicular (endodontia). Este tratamento poderá evitar que a infeção atinja a extremidade da raiz e desenvolva um abcesso. Nalguns casos pode existir a necessidade de extração dentária se o tratamento restaurador já não for viável.

Qual o tratamento indicado?

Dependendo da evolução da cárie dentária existem tratamentos específicos.
Quando a cárie dentária está num estágio inicial podemos recorrer a uma simples restauração com resina composta, mas quando se verifica inflamação ou infeção da polpa dentária, haverá necessidade de desvitalização (endodontia) ou extração do dente e substituição do mesmo com recurso a um implante dentário.

Como posso evitar a cárie dentária?

Existem vários passos que contribuem na prevenção da cárie dentária, são elas:

1. Cumprir com a higiene oral diária e cuidada;
  2. Usar pasta de dentes com flúor (1450 ppm);
  3. Escovar os dentes no mínimo duas vezes por dia;
  4. Usar, todos os dias, o fio ou fita dentária;
  5. Evitar ingerir alimentos e bebidas ricos em açúcar;
  6. Beber água! Manter uma boa hidratação, não só contribui para produzir saliva, como para nutrir todo o nosso organismo.
  7. Por último, mas não menos importante, visitar o seu higienista oral e/ou médico dentista para check-ups regulares.

Se surgir alguma dúvida, conte connosco. Estamos aqui para ajudar.

Por: Nadine Caetano, MD Dentisteria e Reabilitação Oral Estética – Cédula Profissional nº 9383