Alteração de cor nos dentes: tipos, causas e como evitá-las.
A alteração da cor dos nossos dentes para além de ser um problema estético, pode também ser um sinal de alerta! Devemos observar, diariamente, os nossos dentes e estar atentos. Neste artigo damos algumas dicas e soluções para resolver estes problemas.
Que tipos de alteração de cor podemos encontrar nos dentes?
Podemos encontrar manchas de pigmentação provocadas por alguns alimentos, bebidas e tabaco.
Dentes com manchas brancas: Manchas Hipoplásicas são caracterizadas por manchas brancas, normalmente nos Incisivos centrais superiores (dentes da frente). Estas manchas podem ser removidas com infiltrações de resina, que é um tratamento altamente conservador. Podemos notar outras manchas brancas nos nossos dentes, que são sinal de alerta! São as desmineralizações do esmalte dentário causado pelas bactérias presentes na cavidade oral, que podem significar o inicio de uma cárie dentária. Assim, é melhor consultar o seu médico dentista para fazer um correto diagnóstico.
Dentes com manchas castanhas e pretas: Podem também significar cárie dentária, mas em estágios mais avançados.
Dentes com tonalidade escurecida: Um dente sem vitalidade, devido a uma pancada, por exemplo, pode ter uma tonalidade escurecida.
Nessa situação, pode necessitar de um tratamento de Endodontia e/ou Branqueamento Dentário Interno para recuperar a estética e função do dente. Podemos também recorrer a tratamentos mais especializados, como Coroas ou Facetas em Cerâmica para conseguir uma estética perfeita.
Soluções/possíveis tratamentos
Higiene Oral: A consulta de Destartarização é fundamental não só para manter uma saúde oral plena, mas também para remover pigmentos superficiais do esmalte dentário.
Branqueamento Dentário Externo: O branqueamento dentário consiste em clarear os dentes naturais com gel específico que oxida os pigmentos internos do dente, ou seja, atua na dentina (parte que reveste o esmalte do dente) e por isso, não danifica o esmalte. Na Clínica Delille, este tratamento pode ser feito em consultório ou ambulatório, com moldeiras no conforto do seu lar.
Branqueamento Dentário Interno: Consiste em branquear dentes que tenham sido Endodonciados (Desvitalizados) e que escureceram com o tempo.
Facetas Dentárias: Esta opção é ideal para quem não só gostaria de mudar a cor, mas também o formato e posição dos dentes ao mesmo tempo! Uma excelente opção estética e duradoura! Mas o que são as facetas dentárias?! São pequenas “capas” cerâmicas, quase tão finas como lentes de contacto, que são aderidas à superfície do(s) dente(s). Em alguns caos, é necessário fazer um pequeno desgaste do dente natural. Contudo, o preparo para colocação de facetas dentárias segue, atualmente, um protocolo minimamente invasivo.
Cuidados e Prevenção:
Na base do cuidado dos nossos dentes (e de todo o nosso organismo) está a alimentação. Devemos assegurar uma equilibrada, especialmente durante o desenvolvimento dos nossos dentes com pouco consumo de açúcar e boa escovagem diária, para manter os dentes bonitos e saudáveis.
Para terminar, deixo 3 simples e fundamentais passos para manter uma boa saúde oral por muitos longos anos!
- Higiene Oral bidiária e cuidada (pasta com flúor e escova de dentes com cerdas macias);
- Fio-dentário, entre cada dente, após cada escovagem;
- Visitas regulares ao Médico Dentista/Higienista Oral, para check-up.
Se surgir alguma dúvida, conte connosco. Estamos aqui para ajudar.
Por: Teresa Lima, MD, Dentisteria e Reabilitação Oral Estética – Cédula Profissional OMD nº 6096