Qual a duração de um tratamento de implantes dentários, com a técnica “Carga Imediata”?
A duração de um tratamento de implantes dentários depende principalmente da complexidade do caso, do número de implantes colocados e da condição óssea do paciente.
Inicialmente é realizado um CBCT (exame 3D) para auxiliar o diagnóstico na realização do plano de tratamento e para avaliar a condição óssea do paciente.
No dia da cirurgia de carga imediata – de manhã – é realizada a cirurgia de colocação de implantes dentários e à tarde é aparafusada uma ponte provisória aos implantes, que é utilizada geralmente durante 6 meses.
Passados os 6 meses, é colocada a ponte definitiva.
Mas porquê esta espera de 6 meses?
O nosso organismo necessita de tempo para se adaptar. Tanto a gengiva como o osso foram remodelados e precisam de cicatrizar. Por isso, só avançamos com a colocação da ponte definitiva quando a cicatrização estiver concluída, que acontece 4 a 6 meses pós-cirurgia.
Esta técnica de colocação de implantes dentários – a Carga Imediata – é aconselhada a pacientes que têm um estado avançado de perda de dentes ou ausência total de dentes e que têm como principal objetivo reabilitar o seu sorriso, sem dor e num curto espaço de tempo.
Para além de usufruir de dentes fixos no próprio dia, o paciente melhora a aparência estética e recupera de imediato a função mastigatória. Consequentemente, a melhoria de autoestima e bem-estar.
É importante frisar que, tal como os dentes naturais, os implantes dentários de carga imediata também devem ser higienizados!
É necessário visitar regularmente o seu Médico Dentista/Higienista Oral, para garantir que a reabilitação oral se mantenha por muitos e longos anos.
Se surgir mais alguma dúvida, deste tratamento ou outro, não hesite em contactar. Estamos aqui para ajudar.