Apneia do Sono
Porque realizar um diagnóstico e tratamento do sono numa Clínica Dentária?
Há uma relação directa entre o desgaste dentário e a apneia do sono, motivo pelo qual este desgaste pode ser considerado um elemento-chave no diagnóstico desta patologia. Isto outorga aos Médicos Dentistas um papel no diagnóstico e tratamento de casos mais leves/moderados de apneia do sono e dos pacientes com roncopatia crónica.
O que é a apneia do sono?
É durante o sono que a nossa mente repousa e o nosso organismo realiza funções importantes, tais como: fortalecimento do sistema imunológico, secreção e libertação de hormonas, relaxamento e descanso dos músculos. A síndrome da Apneia-Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) consiste no fecho total (apneia) ou parcial (hipopneia) da via área superior, impedindo ou limitando a passagem de fluxo de ar (dificuldade em respirar).
Quais os sintomas da apneia do sono?
Na maior parte dos casos, o paciente raramente tem consciência de que tem dificuldade em respirar. Muitas vezes a apneia do sono é reconhecida como um problema por outras pessoas que testemunham a pessoa durante o sono.
Quando o paciente está a dormir:
- Ressonar;
- Sensação de engasgamento ou asfixia;
- Paragens respiratórias (apneias);
- Despertar noturnos;
- Insónias;
- Sono agitado;
- Necessidade mais frequente de urinar.
No entanto, o paciente pode relatar algumas queixas ao acordar, tais como:
- Excesso de sonolência/fadiga;
- Maior irritabilidade;
- Dores de cabeça;
- Diminuição da concentração;
- Diminuição da memória;
Como se diagnostica a apneia do sono?
Pode ser realizada uma avaliação inicial (screening) através de um teste de sono quando existe suspeita de apneia do sono, que pode ser realizado no conforto de casa do paciente.
Na CLÍNICA DELILLE dispomos de um dispositivo eletrónico (BTI APNiA) que permite realizar um estudo de sono mediante um aparelho de tamanho reduzido e de fácil manuseamento que o paciente leva para casa e ativa durante a noite, quando for dormir.
Dispositivo eletrónico APNiA
Este dispositivo deteta 7 sinais diferentes enquanto o paciente está a dormir, nomeadamente:
- luxo respiratório;
- esforço ventilatório;
- oximetria;
- frequência cardíaca;
- posição corporal;
- ronco;
- frequência respiratória.
Depois de analisados os dados recolhidos no estudo do sono, categoriza-se o paciente segundo o grau de gravidade das apneias que apresenta.
Qual o tratamento para a apneia do sono?
O tratamento depende das características clínicas de cada indivíduo. Além de medidas comportamentais que o paciente deve optar, em casos de apneia leve, a opção terapêutica ideal é o uso de dispositivos intra-orais durante a noite.
Estes dispositivos, feitos no nosso laboratório de prótese dentária – ZIRKON ATELIER – levam ao reposicionamento da mandíbula, mantendo a via aérea superior desobstruída.
Estes dispositivos apresentam inúmeras vantagens, tais como: é um tratamento não invasivo, a sua utilização é cómoda, de fácil transporte e sem ligações a aparelhos externos, o que traduz num maior conforto e maior qualidade de vida ao paciente.
O que é o ronco?
O ronco é um ruído respiratório que se apresenta durante o sono. Produz-se pela vibração dos tecidos da garganta (que denominamos palato mole) durante a respiração.
Porque ressonamos?
Há muitas causas que podem explicar porque uma pessoa ressona. Em geral, os roncadores têm (pelo menos) um dos seguintes problemas:
- Hipotonia (perda de tónus/força) dos músculos da garganta ou língua, em que a língua cai para trás e obstrui a via aérea superior;
- Obstrução nasal ou deformações nasais (septo desviado);
- Palato mole e úvula excessivamente comprida;
- Excessivo desenvolvimento dos tecidos da garganta (por exemplo das amígdalas);
- Consumo de tabaco/álcool (que são irritantes para a mucosa);
- Excesso de peso.
O ronco pode ser importante?
A intensidade do ronco pode ser muito elevada, o que é muito desagradável e pode levar a problemas graves de conveniência em casal.
Além disso, o ronco pode estar associado a pausas respiratórias noturnas (como a apneia do sono) e provocar sonolência excessiva diurna, irritabilidade e outros problemas como doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes.
Como se trata do ronco?
O tratamento baseia-se no diagnóstico da causa. Quando falamos em roncopatia sem outros problemas de saúde associados, um Médico Dentista diferenciado na área do sono, pode fazer um aparelho (dispositivo de avanço mandibular) que ajuda a não ressonar tanto durante a noite e, consequentemente, a dormir melhor. O ronco crónico resulta em grandes problemas de saúde e exige especial atenção.
Além disso, existem ações comportamentais que podem ser adotados no nosso dia-a-dia que ajudam a diminuir o ronco, tais como:
- Praticar atividade física regular, como por exemplo caminhadas no inicio ou final do dia;
- Tentar dormir de lado ao invés de barriga para cima;
- Não comer demasiado, três horas antes de dormir;
- Evitar o consumo de tabaco (também por questão de saúde geral);
- Não ingerir bebidas alcoólicas antes de dormir.
Dra. Lurdes Veloso
Na CLÍNICA DELILLE, a Dra. Lurdes Veloso para além de Médica Dentista nas áreas de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial tem também certificação específica no diagnóstico e no tratamento da apneia do sono e roncopatia, na área de Medicina Dentária do Sono.