odontopediatria-clinica-dentaria-coimbra-dr-francisco-delille-scaled-5
Odontopediatria

Odontopediatria

A Odontopediatria é a área da Medicina Dentária que se dedica à prevenção e ao tratamento integral dos dentes e gengivas dos bebés, crianças e adolescentes, bem como dos pacientes especiais.

Quando deve ser a primeira consulta da criança?

Idealmente a primeira consulta de Odontopediatria deve ser durante a gestação. É durante este período que a mamã deve ter cuidados máximos, pois as suas atitudes têm repercussão no feto.

Por isso, na verdade a primeira visita deveria ser realizada ainda no conforto da barriga da mamã.

Nesta consulta de Odontopediatria explica-se aos papás todos os cuidados de saúde oral para o recém-nascido. Explicam-se as técnicas e truques que facilitam e preparam o dia-a-dia dos papás para qualquer eventualidade que possa surgir pós-parto.

Quando o bebé já nasceu, a primeira consulta deve ocorrer por volta dos seis meses – quando nascer o primeiro dente de leite.

Como deve cuidar dos dentes da sua criança?

Antes de nascerem os dentes, deve limpar a boca do bebé 1 vez por dia – à noite – com uma gaze humedecida ou uma dedeira.

Depois de nascerem os dentes, deve:

  • fazer uma primeira consulta de Odontopediatria;
  • certificar-se que a concentração de flúor de pasta está compreendida entre 1000 ppm e 1500 ppm e que a quantidade é do tamanho de um bago de arroz;
  • começar a escovar os dentes do bebé 2 vezes ao dia – uma obrigatoriamente antes de dormir;
  • utilizar uma escova de dentes pequena, com cerdas macias;

Relativamente ao fio dentário, este deve ser introduzido assim que comece a haver contactos entre os dentes (mais críticos serão sempre os dentes posteriores – os molares).

Quando nascem e quando caem os dentes de leite?

Mapa da dentição definitiva:

odontopediatria

Mapa da primeira dentição:

odontopediatria

Os primeiros dentes a nascer são os incisivos centrais inferiores e os últimos são os segundos molares superiores. (Os dentes pré-molares só existem na dentição definitiva.)

Os dentes de leite são de extrema importância, uma vez que são essenciais no desenvolvimento da fala e da mastigação, bem como servem de guia de erupção para os dentes permanentes.

Alterações na sequência de nascimento dos dentes – no timing de erupção ou perda precoce dos mesmos – podem ocorrer, pelo que é recomendado sempre uma visita ao Médico Dentista Odontopediatra para acompanhar e verificar se as alterações não têm carácter patológico.

O uso de chupeta pode trazer consequências para a dentição da sua criança?

É através do reflexo de sucção – pela amamentação ou pelo uso de biberão – que a criança satisfaz as necessidades nutricionais e afectivas. À medida que o bebé cresce, o uso moderado de chupeta pode trazer benefícios na qualidade de vida do bebé, mas o uso exagerado pode trazer consequências deletérias à criança, como por exemplo:

  • Mordida aberta: falta de contacto entre os incisivos superiores e os incisivos inferiores, quando a criança fecha a boca.
  • “Dentes de Coelho”: a protrusão dos incisivos centrais superiores. Para além de um problema estético, a criança pode vir a desenvolver problemas de fala, problemas de autoestima ou problemas na mastigação.
  • Deformação do palato: quando a chupeta está na boca, a língua assume uma posição muito baixa e não estimula o crescimento transversal do palato, havendo probabilidade de desenvolvimento de uma mordida cruzada posterior.

O que é o bruxismo infantil?

Bruxismo infantil é o termo médico que descreve o comportamento de apertar ou ranger os dentes durante a noite e/ou durante o dia em idades precoces. Em períodos de erupção/esfoliação dos dentes é considerado um mecanismo fisiológico.

Quais os sintomas do bruxismo infantil?

Normalmente as crianças não se apercebem do ato de apertar/ranger os dentes, sendo que a maioria dos casos são os familiares que identificam o problema. Os sinais podem ser:

  • ruídos dentários quando a criança está a dormir;
  • queixas musculares ao acordar (na face);
  • desconforto ou até mesmo dor ao mastigar;
  • má qualidade de sono;
  • irritabilidade e cansaço matinal.
Quando deve o bebé deixar a chupeta?
Os pais devem tentar que o bebé comece a deixar o uso da chupeta a partir dos 2 anos de idade. Sabemos que em algumas crianças é uma tarefa hercúlea, mas é importante que no máximo aos 3 anos de idade já não haja este tipo de hábito. Igualmente importante é certificar-se que, quando for retirada a chupeta à criança, esta não procura substituir esse hábito por outro - em particular o hábito de sucção digital (chupar o dedo)!
Quando o dente de leite cai e não nasce o dente definitivo, o que fazer?
Pode demorar algum tempo até erupcionar o dente definitivo. Geralmente, os dentes de leite caem de uma forma simétrica, isto é, os dois incisivos centrais, os dois incisivos laterais etc. Se ocorrer uma discrepância de mais de seis meses entre os dois ou entre a esfoliação do dente de leite e erupção dos dentes definitivos, deve vir à consulta para radiografar e perceber o motivo desta alteração. Atenção! Se a criança se queixar de dor que impeça o seu dia a dia normal quando o dente definitivo está a nascer, é importante visitar o Médico Dentista com brevidade.
Quando devem cair os dentes de leite? O que fazer?
Os primeiros dentes começam a cair de forma natural, habitualmente por volta dos 6 anos de idade, pela mesma ordem que nasceram. No entanto, cada criança tem o seu desenvolvimento, pelo que pode ocorrer a primeira perda de outro dente, sem que haja algum tipo de patologia. Em todo o caso, o melhor é visitar o Médico Dentista Odontopediatra, principalmente se a queda do dente estiver relacionada com um traumatismo ou ocorrer precocemente, uma vez que podem condicionar alterações na consequente erupção da dentição definitiva.

Agende a sua consulta online

    Marque a sua consulta

    Quando agendar online receberá um contacto das nossas rececionistas para confirmar a disponibilidade de horário ou reagendar para outra hora/data.
    A consulta apenas se tornará marcada no fim desse contacto.

    Primeira consulta na Clínica Delille