Odontopediatria
A Odontopediatria é a área da Medicina Dentária que se dedica à prevenção e ao tratamento integral dos dentes e gengivas dos bebés, crianças e adolescentes, bem como dos pacientes especiais.
Quando deve ser a primeira consulta da criança?
Idealmente a primeira consulta de Odontopediatria deve ser durante a gestação. É durante este período que a mamã deve ter cuidados máximos, pois as suas atitudes têm repercussão no feto.
Por isso, na verdade a primeira visita deveria ser realizada ainda no conforto da barriga da mamã.
Nesta consulta de Odontopediatria explica-se aos papás todos os cuidados de saúde oral para o recém-nascido. Explicam-se as técnicas e truques que facilitam e preparam o dia-a-dia dos papás para qualquer eventualidade que possa surgir pós-parto.
Quando o bebé já nasceu, a primeira consulta deve ocorrer por volta dos seis meses – quando nascer o primeiro dente de leite.
Como deve cuidar dos dentes da sua criança?
Antes de nascerem os dentes, deve limpar a boca do bebé 1 vez por dia – à noite – com uma gaze humedecida ou uma dedeira.
Depois de nascerem os dentes, deve:
- fazer uma primeira consulta de Odontopediatria;
- certificar-se que a concentração de flúor de pasta está compreendida entre 1000 ppm e 1500 ppm e que a quantidade é do tamanho de um bago de arroz;
- começar a escovar os dentes do bebé 2 vezes ao dia – uma obrigatoriamente antes de dormir;
- utilizar uma escova de dentes pequena, com cerdas macias;
Relativamente ao fio dentário, este deve ser introduzido assim que comece a haver contactos entre os dentes (mais críticos serão sempre os dentes posteriores – os molares).
Quando nascem e quando caem os dentes de leite?
Mapa da dentição definitiva:
Mapa da primeira dentição:
Os primeiros dentes a nascer são os incisivos centrais inferiores e os últimos são os segundos molares superiores. (Os dentes pré-molares só existem na dentição definitiva.)
Os dentes de leite são de extrema importância, uma vez que são essenciais no desenvolvimento da fala e da mastigação, bem como servem de guia de erupção para os dentes permanentes.
Alterações na sequência de nascimento dos dentes – no timing de erupção ou perda precoce dos mesmos – podem ocorrer, pelo que é recomendado sempre uma visita ao Médico Dentista Odontopediatra para acompanhar e verificar se as alterações não têm carácter patológico.
O uso de chupeta pode trazer consequências para a dentição da sua criança?
É através do reflexo de sucção – pela amamentação ou pelo uso de biberão – que a criança satisfaz as necessidades nutricionais e afectivas. À medida que o bebé cresce, o uso moderado de chupeta pode trazer benefícios na qualidade de vida do bebé, mas o uso exagerado pode trazer consequências deletérias à criança, como por exemplo:
- Mordida aberta: falta de contacto entre os incisivos superiores e os incisivos inferiores, quando a criança fecha a boca.
- “Dentes de Coelho”: a protrusão dos incisivos centrais superiores. Para além de um problema estético, a criança pode vir a desenvolver problemas de fala, problemas de autoestima ou problemas na mastigação.
- Deformação do palato: quando a chupeta está na boca, a língua assume uma posição muito baixa e não estimula o crescimento transversal do palato, havendo probabilidade de desenvolvimento de uma mordida cruzada posterior.
O que é o bruxismo infantil?
Bruxismo infantil é o termo médico que descreve o comportamento de apertar ou ranger os dentes durante a noite e/ou durante o dia em idades precoces. Em períodos de erupção/esfoliação dos dentes é considerado um mecanismo fisiológico.
Quais os sintomas do bruxismo infantil?
Normalmente as crianças não se apercebem do ato de apertar/ranger os dentes, sendo que a maioria dos casos são os familiares que identificam o problema. Os sinais podem ser:
- ruídos dentários quando a criança está a dormir;
- queixas musculares ao acordar (na face);
- desconforto ou até mesmo dor ao mastigar;
- má qualidade de sono;
- irritabilidade e cansaço matinal.