odontopediatria-clinica-dentaria-coimbra-dr-francisco-delille

Odontopediatria

A Odontopediatria é a área da Medicina Dentária que se dedica ao tratamento da saúde oral em idades infantis (bebés, crianças e adolescentes). O acompanhamento das crianças desde os primeiros anos é fundamental para uma dentição saudável em que a estética e a função estejam asseguradas.

As consultas de Medicina Dentária em idades infantis têm uma abordagem diferente das consultas com adultos e devem adequar-se à fase etária e etapa de desenvolvimento de cada criança. Tenta promover-se um ambiente de afecto e confiança que permita que os pacientes cheguem à idade adulta com uma saúde oral de alto nível e sem traumas.

Os dentes de leite, embora sejam dentes temporários, devem ser tratados por forma a evitar extracções prematuras destas peças dentárias. Assim, evitaremos perda do espaço previsto para o dente definitivo e potenciaremos a sua correcta erupção na cavidade oral.

O acompanhamento odontopediátrico durante as 40 semanas da gravidez é essencial, numa fase onde os cuidados devem ser redobrados, contemplando acompanhamento antes, durante e após a gestação.

Quando se deve realizar a primeira consulta?
Os problemas dentários podem surgir bastante cedo e, por isso, recomenda-se que a primeira consulta de odontopediatria seja a partir do momento em que nasçam os primeiros dentes, normalmente entre os 6 meses e 1 ano de idade. Esta consulta tem como principal objetivo fazer um aconselhamento aos pais sobre as principais medidas preventivas em Saúde Oral, bem como despistar algum tipo de patologia dentária, como os defeitos de esmalte dentário e cáries.
Acompanhamento Ortodôntico Preventivo
O mau posicionamento dentário e a má oclusão são problemas que afetam muitas crianças, determinando a necessidade do uso de aparelhos ortodônticos. Neste sentido, o acompanhamento regular pelo dentista pediátrico é fundamental para atuar precocemente, prevenir ou tratar o problema desde o seu início. Para estes casos as crianças vão ser reencaminhadas para a especialidade de ortodontia.
Sedação Consciente
A técnica de Sedação Consciente é utilizada em benefício dos nossos pacientes para amenizar a expectativa de dor porque, em alguns casos, a ansiedade gerada pelo medo de ir ao dentista pode mesmo impossibilitar qualquer tratamento dentário. O controlo dessa ansiedade, através da sedação poderá ser a única alternativa para viabilizar o tratamento dentário em alguns doentes, quer por razões físicas ou psicológicas. Na Clínica Delille, temos disponível a técnica de sedação consciente por inalação de óxido nitroso/oxigénio, usando máscara nasal. Este é um dos métodos de sedação mais seguros e convenientes, deixando o paciente apto para a sua vida normal imediatamente após o procedimento. A Sedação Consciente é uma técnica indicada para os pacientes ansiosos e fóbicos, em particular as crianças, permitindo alcançar um estado de total relaxamento e tranquilidade, estando ao mesmo tempo acordados, cooperantes e em total segurança, facilitando assim o tratamento dentário. Quando há dificuldade por parte do paciente em colaborar com a médica Odontopediatra, temos a possibilidade de proceder ao tratamento com sedação, em bloco operatório, com Anestesista Pediátrica e Enfermeira de bloco.
Odontopediatria engloba que tipo de tratamentos?
- Traumatismos dentários - Tratamento de Cáries - Defeitos de Esmalte - Aplicação Tópica de Flúor - Aplicação Tópica de Selantes - Orientação acerca de Saúde Oral
O que devo saber acerca da escovagem?
Bebés (até 3 anos) Em bebés até aos 3 anos, a escovagem deve ser realizada pelos pais, a partir da erupção do primeiro dente. 2x por dia (uma obrigatória ao deitar), utilizando uma gaze, dedeira ou uma escova macia. A pasta dentrífica deve ser do tamanho da unha do 5º dedo da sua criança. Crianças (3 aos 10 anos) Em crianças dos 3 aos 10 anos, a escovagem deve ser realizada pelos pais e pela criança. 3x por dia (uma obrigatória ao deitar), utilizando uma escova macia. A pasta dentrífica deve ser do tamanho da unha do 5º dedo da sua criança. Adolescentes (>10 anos) Em adolescentes com mais de 10 anos, a escovagem deve ser realizada pelo próprio. 3x por dia (uma obrigatória ao deitar), utilizando escova macia ou média. A pasta dentrífica deve ser do tamanho de uma ervilha. A pasta deve conter 1000 a 1500 ppm.

Agende a sua consulta online

    Marque a sua consulta
    Quando agendar online receberá um contacto das nossas rececionistas para confirmar a disponibilidade de horário ou reagendar para outra hora/data. A consulta apenas se tornará marcada no fim desse contacto.

    Primeira consulta na Clínica Delille