Atendimento de urgência na Clinica Delille
Na Clínica Delille dispomos de um serviço de atendimento em casos de urgência, no próprio dia, no horário de funcionamento (de Segunda-feira a Sexta-feira, das 8h30 às 20h00).
O atendimento de urgência é no próprio dia?
Sim. Mediante marcação de consulta, em função da disponibilidade dos Médicos Dentistas e dentro do horário de funcionamento, nomeadamente:
Segunda-feira a Sexta-feira, das 8h30 às 20h00 .
(Excepto: sábados, domingos, feriados, 24 e 31 de Dezembro).
Em caso de urgência, clique na imagem para ligar.
Em que situações devo ir ao atendimento urgente?
As situações mais comuns que devem fazer com que se desloque ao atendimento urgente, são:
1. Dor de dentes
A dor de dentes pode ser causada por diversos motivos e precisa de ser tratada com o máximo de brevidade possível, para evitar desconforto e sofrimento.
Uma manutenção indevida de Saúde Oral, pode também causar dor de dentes.
Nesse sentido, deixamos aqui algumas recomendações gerais para manter uma higiene oral cuidada e um estilo de vida saudável:
- Visitar regularmente o seu Médico Dentista/Higienista Oral;
- Check-up dentário é a melhor forma de prevenir o aparecimento de problemas orais;
- Manter uma boa higiene oral;
- Escovar os dentes e a língua, pelo menos duas vezes ao dia, com uma escova de cerdas macias e pasta dentífrica com flúor;
- Utilizar, diariamente, fita ou fio dentário. (Sabia que se não utilizar fio dentário, está a higienizar apenas 50%da superfície dos dentes?);
- Optar por alimentos saudáveis e beber água.
Os alimentos que ingerimos, têm um papel fundamental na nossa saúde. Uma dieta completa, equilibrada e variada é imprescindível para o nosso bem-estar e nutricional. Tentar evitar produtos processados e com alto teor de açúcar.
- Observar a sua boca regularmente.
Observe sinais de alarme, como por exemplo:
-
- gengiva vermelha;
- inflamação;
- sangramento quando passa o fio dentário/escova de dentes;
- mau hálito que persiste;
-
- sensibilidade dentária;
- sangramento que não consegue explicar;
- feridas que não cicatrizam no período habitual (uma a duas semanas);
- zonas escurecidas ou esbranquiçadas.
Se verificar algum destes sinais, deve reportar ao seu Médico Dentista, com a maior brevidade possível.
2. Fractura dentária
Quando parte um dente, deve consultar o Médico Dentista logo que possível, uma vez que só após uma avaliação clínica profunda é que se torna possível avaliar a extensão e gravidade da fractura dentária e proceder ao tratamento adequado.
Deve consultar o Médico Dentista, em atendimento urgente, quando:
- o dente se encontra rachado ou partido;
- surge alteração na cor do dente (até sete dias após a queda ou acidente);
- existe dificuldade em mastigar ou falar;
- surge sinal de infecção (como por exemplo, inchaço na boca dor intensa ou febre).
Em caso de situação clínica mais simples, após avaliação do dente, é possível proceder logo à restauração da porção fracturada com resina composta.
Em caso de situação mais complexa, quando a extensão da fractura é maior e o dente não se encontra vital, poderá haver necessidade de realizar um tratamento endodôntico e posteriormente, a sua reabilitação com recurso à colocação de uma coroa cerâmica.
Em caso de situação extrema, quando a fractura é vertical (acompanha o eixo do dente), é indicada a sua extracção e reabilitação com recurso à colocação de implante dentário e coroa cerâmica.
NOTA:
Se pratica actividades desportivas com maior risco para ocorrência de traumatismos dentários, como modalidades com elevado contacto físico ou que requerem equilíbrio, recomendamos a utilização de um protector bucal.
Este dispositivo oferece uma protecção adicional aos seus dentes e estruturas adjacentes, prevenindo algumas das situações traumáticas em caso de acidente.
3. Fractura de prótese dentária
Em caso de fractura de prótese dentária, em colaboração com o nosso laboratório de prótese dentária ZIRKON ATELIER, estamos disponíveis para solucionar situações de urgência.
Todas as restantes situações que não sejam comuns para si e lhe causem desconforto físico e/ou psíquico – e que sejam de aparecimento súbito – devem fazer com que se desloque à Clínica Delille apenas com marcação previamente agendada, para que a sua situação seja avaliada.
Ocorreu um traumatismo e não sabe o que fazer?
1º passo: Encontrar o fragmento;
2º passo: Colocar o fragmento em leite frio ou guardar o fragmento no interior da boca;
3º passo: Visitar, com a maior brevidade possível, o seu Médico Dentista.
A procura de ajuda profissional é essencial numa situação de trauma, de forma a diagnosticar - clínica e radiograficamente – e proceder ao correcto tratamento.
Ocorreu uma avulsão dentária (perda total do dente) e não sabe o que fazer?
1. Manter a calma. Respire fundo. Perante uma situação de avulsão dentária, é possível reimplantar o dente. No entanto, o prognóstico deste procedimento está dependente das medidas tomadas no local do acidente.
- Se o dente for decíduo: a reimplantação dentária não está indicada, uma vez que o objectivo primordial é a protecção da dentição definitiva.
- Se o dente dor definitivo: é fundamental que a reimplantação ocorra tão cedo quanto possível, de forma a ser possível a estabilização do dente na posição correcta.
2. Mantenha o dente hidratado. O dente não deve permanecer num meio seco, pelo que é indicado o seu transporte num meio com pH neutro e nutritivo.
As opções mais viáveis são: em saliva ou em leite frio. (Transporte em água não é uma opção.)
3. Visitar o seu Médico Dentista. A procura de ajuda profissional é essencial, de forma a diagnosticar e proceder ao tratamento correcto.
Qual o processo e funcionamento do atendimento urgente?
- Documento de identificação;
- Circunstâncias e pormenores da ocorrência do acidente;
- Medicações em curso;
- História de alergias;
- Tratamentos anteriores realizados.
Assim, asseguramos que os cuidados que lhe prestamos são adequados à sua situação clínica.